quarta-feira, dezembro 12, 2012

Regueifa Doce

Esta Regueifa demora um pouco por causa da massa ter de levedar 2 vezes ,mas fica muito boa por isso compensa o trabalho.Foi tirada de uma revista chamada Cozinha Regional...mas fiz bastantes alterações á receita e para a próxima vez que fizer vou experimentar fazer na máquina do pão porque se puder  poupar o amassar com as mãos fica mais prático e o meu tempo agradece para poder fazer outras coisas. Nós aqui foi um comer de regueifa com manteiga ...houve quem até levasse para o lanche!


Ingredientes
2 saquetas de fermento padeiro
2,5 dl de água morna
625 de farinha normal para bolos
1 pitada de açafrão em pó
125 de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
4 gemas +1 ovo
65gr de manteiga amolecida
manteiga para untar
farinha para polvilhar

Confecção
Dissolva o fermento no 2,5 dl de água morna .Numa tigela junte  todos os ingredientes secos e misture ,deite a mistura do fermento ,a manteiga derretida,misture bem com as mãos ,junte  as gemas , o ovo e amasse bem .Acrescentar farinha polvilhando de vez em quando para a massa começar a descolar(deve ficar tipo massa de pão).Faça uma bola polvilhe com farinha e tape com um pano e deixe levedar  até ter o dobro do tamanho.barre um tabuleiro com manteiga.Deite a massa numa mesa e amasse mais um pouco,divida-a em 2  e faça 2 rolos de massa.Entrance um no outro e feche para ficar redondo.Coloque no tabuleiro e deixe levedar mais 50 min. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus durante 35min ,retire ,pincele com manteiga derretida e sirva morno ou frio.

terça-feira, dezembro 11, 2012

Pêssegos caramelizados com natas perfumadas e crumble de amêndoa

Esta sobremesa ficou maravilhosa e foi muito fácil de fazer ..á minha maneira .Vinha no livro da Leopoldina e de tão curta que é ,a receita pode tornar-se difícil para quem não tiver muita prática .Mas eu dou sempre a volta e espero que a minha fique mais esclarecedora,pois fica mesmo muito boa ...o crumble sobrou e acabei por fazer mais pêssegos!

Ingredientes crumble
100 gr de amêndoas fatiadas
100 gr de açúcar
100 gr de farinha
80 gr de margarina
Ingredientes Pêssegos
1 lata e pêssegos
100 gr de açúcar
75 gr de margarina
1 pacote de natas (convém estarem frescas)
1 colher de açúcar
 raspa de limão
 Confecção
Aqueça o forno a 190 graus e comece por preparar o crumble, juntando numa tigela a amêndoa, a margarina ,a farinha e o açúcar.Com as mãos ir desfazendo a manteiga misturando até ficar uma espécie de areia grossa.Deitar tudo para um prato de ir ao forno ou pirex.Levar ao forno por uns 15 minutos ou até começar a ficar bem tostado.Entretanto fazer os pêssegos .Numa frigideira deitar o açúcar e a margarina e deixar derreter abanando a frigideira para se misturarem ,juntar as metades dos pêssegos e em lume médio deixar caramelizar de um lado e outro ...ir virando de vez em quando.Bater as natas com a colher de açúcar e a raspa de limão até ficarem grossas.Dispor num prato as metades caramelizadas ,o crumble meio desfeitos com as mãos e umas colheres de natas.

Hamburguer feito em casa

Sem dúvida que não há hambúrguer no mundo melhor que o meu...o meu próximo projecto é fazer também o pão...as sementes já cá estão há espera!!
O hambúrguer caseiro é tão simples de fazer que qualquer pessoa pode pôr a "mão na massa" sem erro nem culpa. É muito ,mas muito mais saboroso, que não se pode comparar nem mesmo com as melhores marcas.Lembro-me de comer hambúrguer feitos e de não apreciar nada o dito...estes eu escolho a carne e mando picar,depois no talho eles fazem o hambúrguer na forma ,mas quando tenho carne picada em casa ,faço uma bola e achato...é o mesmo!!!
Ingredientes
pão de hamburguer
hamburgueres feitos com carne escolhida no talho e picada
batatas para fritar
ovos para estrelar
alface
tomate fatias
bacon para fritar
ketchup/maionese
sal/pimenta
alhos picados 
queijo fatias
Confecção
Começar por fritar as batatas em óleo quente pois é o que demora mais .Fritar os hambúrgueres em margarina e óleo ,temperar na frigideira com sal ,pimenta e alho picado,quando estiverem no ponto desejado,pôr uma fatia de queijo e tapar para o queijo derreter.Fritar o bacon numa frigideira anti aderente sem gordura,fritar até ficar ao gosto,nós aqui é mesmo até ficar crocante.Estrelar os ovos em margarina,eu viro o ovo para ele não rebentar ao pôr no hambúrguer.quando os ingredientes estiverem todos prontos montar o hambúrguer e disfrutar acompanhado das batatas fritas. 

quinta-feira, novembro 29, 2012

Arroz Basmati á moda do Norberto

Pronto e lá fui eu fazer o arroz Basmati pela 2ª vez ...sim porque da 1ª não ficou grande coisa,segui as instruções do pacote e não gostei.Então nada melhor do que tirar as dúvidas com um amigo meu o Norberto    que é um grande apreciador deste arroz...foi mesmo tudo ao pormenor...do tipo ..deixa fritar um pouquinho ,mas não deixes queimar ...põe a água assim e assado...adoro amigos assim ...este arroz fica um arroz soltinho,maravilhoso com um cheirinho diferente...eu costumo dizer que cheira a pipocas...manias!!
Ingredientes
Arroz Basmati 3 chávenas
Água  3 chávenas e 3/4 de chávena
Azeite q.b
Sal q.b


Confecção
Num tacho deitar o azeite e deixar aquecer ,juntar o arroz e deixar fritar um pouco sempre a mexer em lume médio para não queimar.Juntar a água e o sal mexer e em lume alto deixar evaporar a  água mexendo sempre.Quando a  água tiver evaporado apague e tape.Não se preocupe de o arroz não estar ainda cozido pois ele vai acabar de cozer com o vapor do tacho tapado e vai ficar muito solto.

quarta-feira, novembro 28, 2012

Salmão no forno em papillote á moda da Lara

Esta maravilhosa receita de Salmão é de uma amiga minha que o fez num jantar na sua casa.E ,eu como sempre a pedir a receita para depois fazer em casa.Então saiu esta maravilha da minha cozinha ,para quem gosta de salmão como eu esta é mais uma óptima maneira de o fazer e sem deixar cheiro em casa.
Ingredientes
Salmão lombos q.b
Sal q.b
Pimenta q.b
Coentros picados
Legumes variados(usei uma mistura de legumes para saltear)
Azeite q.b
Cebola picada q.b
Alho picado q.b
Confecção
Pré-aquecer o forno a 200º. Corte um pedaço de papel de alumínio grande o suficiente para embrulhar  o Salmão. Colocar os lombos e temperá-los com sal ,pimenta e coentros.Eu, pessoalmente, adoro a combinação de coentros com peixe .Numa frigideira deitar o azeite ,a cebola , o alho picado e deixar refogar um pouco .Juntar os legumes e saltear mas não muito porque eles vão acabar por terminar de fazer juntamente com o Salmão,temperar com sal e pimenta e deitar por cima dos lombos com jeitinho .Embrulhar os lombos de salmão ,com o alumínio deixando uma bolsa de ar enrolando as pontas bem apertadinhas para não deixar o vapor escapar .Coloque os pacotinhos num pirex e leve ao forno  por uns 15 a 20 minutos. Servir com arroz e batatinhas cozidas .

sábado, novembro 24, 2012

Pão de nozes e passas



Este pão é delicioso fica tão fofinho ,saboroso é dos nossos preferidos cá em casa.Não costuma sobrar de um dia para o outro,mas quando isso acontece digo-vos que em torradas fica tãooooo bom,as nozes e passas dão-lhe um sabor extraordinário.
Ingredientes
 300 ml de Água ou Leite ( eu coloquei 150 ml de cada)
 2 1/2 colher de sopa de Manteiga (derretida)
 2 colheres de chá de Sal
 2 1/2 colher de sopa de Açúcar
 520g de Farinha tipo 65
 90 gr de Passas
 3 colh de sopa de sementes de Linhaça
 80 gr de Nozes partidas grosseiramente
 2 saqueta de Fermento Vanhiné

Confecção
 Certifique-se que todos os ingredientes estão à temperatura ambiente antes de começar. Vá colocando os ingredientes na cuba pela ordem acima apresentada. Programe o menu para 1: base; veja também a cor desejada (mais ou menos tostado) e a quantidade (neste caso 1kg).Quando estiver pronto desenformar e deixar arrefecer em cima de uma grelha para não suar .

sexta-feira, novembro 23, 2012

Bacalhau Espiritual



Este Bacalhau é muito bom,estava a pensar que os meninos iam torcer o nariz mas a reacção deles foi:"Mãe eu gosto...mãe tá muito bom...hummm cheira a queijo ...eu gosto!"


Ingredientes Bacalhau
4 postas bacalhau
2 cenouras ralada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite q.b
2 pães pequenos (carcaças)
Leite q.b
Puré de batata (normal feito com leite e uma noz de manteiga e pimenta)
2 gemas
Queijo da Ilha para polvilhar q.b
ingredientes Béchamel
60g farinha
60g margarina
200ml leite
150ml água de cozer o bacalhau
100ml natas
Sal, Pimenta, Noz moscada

Confecção Béchamel
Em primeiro lugar faça o béchamel, leve ao lume a margarina, junte a farinha,deixe fritar um pouco e vá juntando  a água do bacalhau sempre mexendo com as varas ,acabe juntando  o leite e as natas. Tempere a gosto deixe engrossar e reserve.Coloque o pão num recipiente e cubra de leite. Reserve.
Confecção Bacalhau
 Num tacho leve ao lume a cebola ,a cenoura ralada e os alhos com o azeite , deixe refogar. Adicione  o bacalhau. Envolver muito bem .Deixe cozinhar por uns 10 minutos em lume baixo.Misturar o pão embebido no leite e passado com a varinha mágica . Depois misture o puré de batatas, as gemas, metade do molho béchamel e coloque tudo num pirex. Cubra com o restante do molho béchamel, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Eu costumo ligar nos 200graus nas 2 resistências do forno até ficar dourado.

Chila Dourada

Esta receita foi tirada de um dos livros de doces conventuais que tenho aqui em casa.Fica muito bommmmmmm e quem não souber que leva Chila até diz que é Aletria,mas melhor!! Com um cafézinho sabe que é uma maravilha,este já tá no fim ,foi para experimentar nunca pensei que ficasse esta maravilha!
 Ingredientes
2,5dl de leite
300gr de Chila
4 gemas

Confecção
Num tacho levar a Chila e o leite ao lume e sempre mexendo até o leite começar a ficar cremoso e quase evaporar por completo.Numa tigela á parte mexer as gemas e deitar um pouco do creme de Chila e misturar.Juntar tudo no tacho. mexer e levar ao lume por um minuto para as gemas cozerem.Retirar ,deitar para um prato e polvilhar com canela a gosto.

terça-feira, novembro 20, 2012

Doce de Chila ou Gila


Está a chegar o Natal e este ano vai haver receitinhas com Doce de Chila ou Gila como lhe quiserem chamar.São várias etapas ,mas vale a pena porque fica muito bom .

Ingredientes
Abóbora Chila(gila)
Açúcar (o peso da abóbora cozida e bem escorrida )
Água q.b.
1 pau de canela
1 casca de limão

Confecção
Parta a abóbora atirando-a para o chão (não deve usar utensílios de metal,altera-lhe o sabor)
Com as mãos separe os bocado ,retire as sementes e os filamentos mais amarelos.Lave bem a abóbora. Parta em bocados mais pequenos para poder ajeitar melhor dentro da panela.Leve a cozer em lume forte em agua durante mais ou menos 1 hora ou quando a casca se separar da polpa.Passe por agua fria e com as mãos separe os fios(eu tirei com uma colher de plástico .Escorra , pese e junte igual peso em açúcar  junte 1 dl de agua  o pau de canela e a casca de limão.Leve ao lume e deixe cozer por aproximadamente 30 minuto, mexendo constantemente até fazer estrada.

segunda-feira, novembro 12, 2012

Ovos de Codorniz em azeite e ervas aromáticas


                   

Estes ovinhos ficam maravilhosos para servir numa mesa de petisco ou como entrada.
Ingredientes
ovos de codorniz)
coentros frescos e salsa fresca
azeite extra virgem
sal e pimenta  

Confecção
Coza os ovos em água . Depois de cozidos descasque-os e coloque-os num prato fundo.
Regue-os com azeite , tempere de sal e pimenta a gosto. Pique finamente as ervas e polvilhe os ovos com elas. Deixe tomar gosto uns minutos e sirva com pão.

domingo, novembro 11, 2012

Tagliatelle com molho bolonhês de laranja

Esta é a minha participação para um passatempo da Milaneza em conjunto com o blog Cinco quartos de Laranja.Fiz um molho bolonhês igual ao que costumo fazer mas desta vez acrescentando sumo e raspa de laranja ao que deixou um suave sabor a laranja no molho servindo este com um fabuloso Tagliatelle polvilhado com coentros e raspa de laranja!! Maravilhosooooo!!

Ingredientes
Massa Tagliatelle(Talharim) q.b
água q.b
sal q.b
Molho bolonhês
Ingredientes
2 colh.de sopa de azeite
1oo gr de bacon
1 cebola picada
1 dente de alho picado
400gr de carne de vaca picada
1,25dl de vinho tinto
2 latas grandes de tomate pelado
salsa picada
oregãos/sal/pimenta
2 folhas louro

Confecção
Refogar num tacho com azeite o bacon,a cebola,a cenoura,o alho,mexer muito bem até o bacon fritar e largar a gordura,de seguida misturar a carne mexer até a carne ficar castanha,deita-se o vinho tinto e mexe-se ,deixa-se evaporar o vinho todo em lume lento,deita-se raspa e sumo de 1/2 laranja, adiciona-se o tomate picado e mexe-se bem para misturar juntando o molho do tomate também,tempera-se com sal, pimenta,salsa,oregãos,mexe-se e tapa-se deixando cozer durante 1hora em lume lento mexendo de vez em quando.Cozer a Tagliatelle al dente ou conforme as instruções quando a carne estiver quase pronta .Servir este  fabuloso Tagliatelle polvilhado com coentros e raspa de laranja!!

sábado, novembro 10, 2012

Red Velvet Cake with cheese cream frosting(Bolo veludo vermelho com creme de queijo )


Depois de alguns dias a procurar o Damn corante vermelho ...estava quase a chegar á conclusão que isto poderia ser um boicote ao SLB....eheheh...mas afinal não era porque consegui encontrá-lo! Já não é a minha 1ª tentativa de fazer este bolo ,mas  depois de ficar a aguar o bolo num episódio da Anomia de Grey,resolvi que era hora de deitar mãos á obra ...e aqui está ele!!! Ficou bom...mas acho que leva ingredientes a mais !!

Ingredientes
Massa:
2 ovos inteiros
2 chávenas (chá) de açúcar
1 colher de chá de sal
1/4 de chávena de chá de cacau em pó (utilizei chocolate)
2 chávenas e 1/2 (chá)  de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de corante vermelho(2 frasquinhos de vidro)
1 e 1/2 chávena de chá de oleo
1 e 1/2 colher de chá de bicarbonato
2 colheres de chá de vinagre branco
1 chávena de buttermilk(235ml de leite + sumo 1/2  limão)
Recheio e Cobertura:
600g de cream cheese (tipo philadelfia ou mascarpone)
85g de Manteiga
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha


Confecção
Ligue o forno a 180ºC.
Unte duas formas com 22 cm de diâmetro e polvilhe com farinha.Reserve.
Numa tigela coloque todos os ingredientes secos(excepto o bicarbonato) numa tigela e misture bem. Reserve.Numa tigela misture os  ingredientes líquidos (excepto o corante e o buttermilk e vinagre) e misture bem. Reserve.
Adicione os ingredientes secos aos ingredientes líquidos e misture batendo em velocidade média-alta por cerca de um minuto ou até estar completamente misturado.Junte o buttermilk e bata até se misturar bem.Deite o corante e bata .Por ultimo adicione o bicarbonato ao vinagre e deite de seguida ao preparado do bolo e mexa rapidamente.
Deitar nas formas e bater com as formas para soltar as bolhas de ar.
Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até que um palito saia limpo.Retire do forno e deixe cerca de dez minutos, retire e deixe arrefecer completamente sobre uma rede.

Recheio e Cobertura
Misture o cream cheese e a manteiga, tenha a certeza que os dois estão na mesma temperatura para evitar grumos.
Adicione o açúcar e por fim a baunilha.Bata até ficar cremoso e leve ao frigorífico por uma meia hora para não estar muito mole ao barrar o bolo.Disponha um bolo no prato e deite creme suficiente para rechear espalhe e disponha o outro bolo por cima barre o bolo todo uma 1ªvez e leve ao frigorifico uma meia hora.Volte a barrar o bolo com o restante creme para ficar bem coberto .Servir fresco.

quarta-feira, novembro 07, 2012

Caril de Camarão com pasta de caril


Mais um caril ...este foi para experimentar a pasta de caril que comprei...e ficou maravilhoso!! Como gosto muito de camarão frito ...experimentei fritá-lo primeiro  para apurar mais o sabor dele ...e ficou muito bom mesmo...

Ingredientes
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite q.b
500 de camarão
3 tomates picados(lata)
2 colher de sopa de caril em pasta
1 colher de chá de açafrão
1 colher de café de piri piri
1 lata pequena de leite de coco
sal
coentros picados

Confecção
Numa frigideira frite os camarões levemente e descasque-os .Aloure a cebola e os dentes de alho, num tacho com o azeite. Deixe a cebola começar a alourar e junte o o tomate e coentros mexa e deixe refogar .Junte o açafrão e mexa,junte a pasta de caril e mexa tudo muito bem com o lume baixo para nao refogar demais.Regue com o leite de coco e tempere com sal ,junte o camarão e levante um pouco o lume deixe apurar destapado, mexendo de vez em quando ,tempere com piri piri , polvilhe com o resto dos coentros picados e sirva com arroz branco.

Bolinhos de canela





Esta é uma receita que de vez em quando anda cá por casa...ora são de canela ou sem canela.Esta receita dá cerca de 25 bolinhas conforme o tamanho que lhes der...aqui em casa não chegam para nada por isso faço sempre 2 receitas.Ficam uns bolinho muito saborosos que desaparecem num instante.Todos adoram e ajudam a fazer pois é uma receita  muito fácil.

Ingredientes
300 gr de farinha
125 gr de manteiga á temperatura ambiente
100 gr de açúcar
1 ovo
canela em pó q.b

Confecção
Amasse bem todos os ingredientes numa tigela  á excepção da canela, até formar uma massa homogénea. Faça pequenas bolinhas com as mãos, passe as bolinhas levemente  por canela e disponha num tabuleiro .Leve ao forno a 180ºC por 20 minutos. Devem estar ainda fofos ao toque quando tirados do forno mas depois ficam mais duros.

quinta-feira, novembro 01, 2012

Almôndegas com esparguete


Este é um prato tão normal aqui em casa que nunca me lembrei de publicar a receita ,faço-o com uma perna ás costas e tão rápido que nao lhe dou muita importância ,mas é uma comida tão deliciosa que merece uma postagem digna .

Ingredientes
Esparguete q.b
1kg de carne de vaca picada
salsa picada q.b
2 ovos
azeite q.b
oregãos q.b
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 lata pequena de tomate pelado(não utilizar o caldo senão pode ficar acido)
1 folha de louro
sal e pimenta q.b
2 colh de sopa de farinha(cheias)
3 colh de sopa de pão ralado
queijo ralado q.b.

Confecção
Misturar muito bem a carne picada com os ovos, o sal e pimenta,o pão ralado e a farinha. Moldar bolinhas(eu faço bolonas) do preparado com as mãos, apertando bem para as almôndegas não se esfarelarem durante a cozedura. Passar as almôndegas por farinha.Num tacho deitar o azeite ,o louro ,a cebola ,os alhos picados e a salsa refogar mexendo bem. Juntar os tomates picados e deixar refogar mexendo bem .Deitar água suficiente para cozinhar as almôndegas e juntá-las ao molho, assim como os orégãos e cozinhar em lume brando por 35 minutos, mexendo de vez em quando porque o molho engrossa por causa da farinha das almôndegas e pode pegar . Rectificar os temperos.
Entretanto, cozer o esparguete "al dente" em água a ferver temperada com sal .
Escorrer o esparguete . Dispor as almôndegas em cima da massa e regar com o molho. Polvilhar com um pouquinho de queijo ralado e servir de seguida.

domingo, outubro 28, 2012

Torta de Laranja do Marco


Hoje foi Cozido á Portuguesa...não é dos meus pratos favoritos por isso tinha de haver uma sobremesa para compensar ...não gosto de fazer sempre a mesma coisa então procurei e encontrei esta torta maravilhosa duma personagem que participou na Casa dos Segredos!!

Torta de Laranja do Marco da casa dos Segredos
Ingredientes
500 g de açúcar( usei 400 g )
50 g de farinha
10 g de fermento em pó
1 laranja grande (raspa e sumo)
15 g de manteiga derretida
10 ovos

Confecção
Misturar o açúcar, a farinha e o fermento em pó. Juntar a raspa e o sumo de laranja. Adicionar os ovos e misturar bem. Antes de colocar no forno, juntar a manteiga. Untar uma forma e colocar o papel vegetal (também untado). Colocar no forno e deixar cozer durante aproximadamente 25 minutos (numa temperatura de 225 graus ,achei que estava a queimar muito rápido e baixei pra 210 graus). Retirar do forno, colocar açúcar por cima e enrolar.

Bruschettas Alentejanas


Achei que este era o nome ideal para estas bruschettas pois todos os ingredientes eram alentejanos.E para mim tudo o que é alentejano é bom...mas estas bruchettas estavam espantosas...andaram todos a mordisca-las ...eram pra ser o meu lanche mas com tantos ursinhos a pedirem uma dentada ...souberam a pouco!!

Ingredientes
Fatias de Pão Alentejano
Chouriço Mouro
Morcela
Alho
Queijo ralado
Coentros picados

Confecção
Torrar o pão ,entretanto picar um bocado de chouriço e morcela e levar ao lume numa frigideira anti aderente até fritar bem.Quando o pão estiver torrado esfregar nele o alho ,depois com a ajuda de uma colher deitar os chouriço fritos ,polvilhar com os coentros e depois com o queijo ralado e levar ao microondas a derreter .

sábado, outubro 27, 2012

Açorda Alentejana


Não fosse eu filha de alentejanos ,sempre que consigo comprar pão alentejano não deixo de fazer a bela açordinha que me acorda pra vida e me lembra tanto da minha avó e do café com torradas de pão alentejano que é para mim o melhor pão do mundo!!É um pão diferente ,com um sabor caracteristico...quem nunca provou não sabe do que falo e até acham estranho este tipo de açordas,mas eu sempre tive este pão á mesae é assim que o vejo ...uma maravilha!!

Ingredientes
pão alentejano de véspera
3 alhos grandes
coentros q.b
4 colheres de azeite
sal q.b
1 ovo
água q.b.

Confecção
Cortar o pão as fatias pequenas ,numa panela por água ao lume e quando ferver escalfar o ovo.Deixar o ovo cozer ,entetanto numa tijela deitar o azeite o sal , os alhos e os coentros picados e com o maco do almofariz esborrachar os alhos e esmagar tudo groseiramente .Quando o ovo estiver cozido deitar a água na tijela , provar de sal e ir juntando as fatias e com uma colher afundá-las na água ,juntar o ovo e servir acompanhado de carapau ou sardinha assada ou simples.

quinta-feira, outubro 25, 2012

Linguine al Nero di Sépia com Camarão e Ameijoa



Tinha ...mas tinha de fazer alguma coisa para hoje ,não fosse hoje o dia mundial da Massa...e eu adoroooo massa ...acho que não podia viver sem massa!! Depois de ter olhado para esta massa e ter ficado abismada com o seu preço ...lá encontrei mais barata ,mas mesmo assim acho muito cara ter de pagar quase 3euros por 500gr de Linguine..enfim aqui vamos nós entrar no mundo da massa preta!!Achei que tem uma textura diferente da normal...agora o molho ficou divinal!!

Ingredientes
Massa Linguine al Nero di Sépia(com tinta de choco)
Camarão com casca q.b
Ameijoas vietnamita q.b
Coentros picados q.b
Salsa picada q.b
Sal q.b
Azeite q.b
Alhos picados
1/2 Cebola picada
1 folha de Louro
2 Tomates picado (lata)
Pimento vermelho picado q.b

Confecção
Num tacho levar ao lume o azeite ,a salsa ,os coentros,a cebola,o alho,o pimento e a folha de louro .Deixar refogar e juntar o tomate picado ,mexer bem e juntar o camarão  mexer para misturar-se e detar um jorro de vinho branco.Deixar refogar até evaporar o vinho e o camarao ficar quase no ponto.Apagar o lume e retirar os camarões e descasca-los aproveitando as cascas e as cabeças e juntar num recipiente com um pouco de água quente onde vai esmagar muito bem para largarem todos os sucos,juntar ao refogado e passar tudo pela varinha mágica.Levar de novo ao lume .temperar de sal e juntar as ameijoas e quando abrirem juntar o camarãoe mexer bem.Entretanto já cozeu a massa no tempo necessário conforme as instruções, servir o Linguine com o marisco ao centro regando com bastante molho e polvilhando com coentros picados.

terça-feira, outubro 23, 2012

Feijão Preto



Aqui em casa é normal fazermos este feijão porque  fica mesmo muito bom.E por isso ele merece uma postagem sózinho!!Como o meu marido costuma dizer ,podíamos comer só o feijão que já ficávamos comidos!Podíamos ...mas não era a mesma coisa!!

Ingredientes
1 lata de Feijão preto grande
100g de Bacon cortado em cubinhos
1 Cebola média picada
2 dentes de Alho picados
1/2 Chouriço corrente picado
Azeite qb
1 folha Louro
Salsa e Coentros picados q.b

Confecção
Refogar a cebola , os alhos picados ,o bacon ,o chouriço ,a salsa ,os coentros e a folha de louro num pouco de azeite e deixar alourar até todos os ingredientes soltarem o seu sabor.Juntar o feijão e deixar apurar mexendo sempre.Acompanhar ao gosto.

terça-feira, outubro 16, 2012

Mousse de Dióspiro


Mais uma receita que vai ficar a fazer parte da ementa na altura dos Dióspiros.Óptima para quando já estão a ficar maduros demais ...fica muito parecida á mousse de Manga mas esta fica mais suave!!Opinião do marido foi...hummm nunca pensei que ficasse boa,hummmm isto tá mesmo bom...depois de comer 2 taças ainda comeu mais um bocado e disse: Fogo isto afinal é muita bom!!! ahahahah

Ingredientes
8 Dióspiros maduros sem pele e sem caroço
1 pacote de natas
1 lata de leite condensado
5 folhas de gelatina incolor e sem sabor
Água para hidratar a gelatina


Confecção
Hidrate a gelatina numa tigela com água.
No copo do liquidificador coloque os dióspiros sem pele e sem caroço ,acrescente o leite condensado e bata .Bata as natas á parte ,reserve.Entretanto escorra a gelatina hidratada e derreta no microndas.Junte ao creme no liquidificador e bata.Deite para uma tigela e  vá envolvendo as natas batidas anteriormente  Coloque num recipiente ou em taças invididuais. Leve para o frigorifico por cerca de 4 a 5 horas(eu deixei de um dia para o outro).

Tentáculos de Pota no forno(Pota á Lagareiro)


Sem dúvida que fico muito contente quando certas receitas me surprendem e esta foi uma delas!Ficou boa... mas boa mesmo!! A pota ficou muito tenra ...estaladiça também,as batatas comiam-se com pele e estavam saborosas ,o molho ,os ingredientes todos estavam a completar-se uns aos outros...aplaudimos aqui em casa e apartir de agora vai estar sempre presente na nossa ementa da casa!!

Ingredientes 
800g de tentáculos de pota
1cebola e 1/2 média
5 dentes de alho grandes
batatas pequenas d/assar
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
salsa picada/coentros q.b.

Confecção
Coza os tentáculos de pota na panela de pressão durate 30 minutos em água com um pouco de sal ,meia cebola  e a folha de louro . Coza também as batatas com pele em água temperada de sal até ficarem macias.Coloque os tentáculos num tabuleiro que possa ir ao forno ,escorra as batatas e coloque-as também no tabuleiro, acrescente os alhos picados, cebola cortada em fatias,o pimento cortado em bocados e polvilhe com salsa e coentros. Polvilhe com um pouco de sal, tempere com pimenta e regue generosamente com azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 30 minutos ou até as cebolas estarem douradas.Servr com arroz en salada.

sábado, outubro 13, 2012

Lá vem mais um Caril e receitinhas novas!!

Tenho de experimentar esta forma de caril em pasta!! De certeza que não vou só gostar ....vou amar ...porque pelo caril eu tenho uma espécie de amor...eu amo o cheiro ,o sabor...é tudo bom...e depois tem também a parte do ...quando desaparece o cheiro da casa ,das mãos....ahahahah...
Comprei finalmente um livro da Nigella...pelo que folheei...não estou muito encantada ,mas vamos ver e esperar por novas receitinhas!!

domingo, outubro 07, 2012

CARIL DE SAPATEIRA


Eu adoro Caril...adoro o cheiro ,o sabor maravilhoso e este é sem dúvida o melhor caril que já comi...Ficou maravilhoso ,bom ...para a próxima vou fazer a mesma receita mas com aquelas patas de caranguejo real...essas devem de ter mais carne pra se comer!!
Ingredientes
1 kg. de Sapateira
1 Pacote de côco ralado
3 tomates picados
1 Cebola grande picada
1 Alho grande picado
1 Colher de sopa cheia de pó de caril
1 Colher de chá de açafrão
1 Colher de chá de Piri piri
1 Folha de Louro
Coentros picados qb
1 Colher de sopa de Maisena

Confecção
Ponha um tacho ao lume com água(+- 0,5dl) e deite o côco ralado,deixe ferver uns minutos e apague .Reserve. Essa água é que vai utilizar para o caril depois de passar num coador bem calcado com uma colher.

Faça o refogado com azeite, a cebola ,o louro ,o alho e metade dos coentros.
Quando começar a alourar junte o tomate . Deixe refogar mais um pouco. Junte a sapateira partida e de seguida  as especiarias.Mexa bem para tudo se misturar e refogar um pouco as especiarias.Deite a água de côco que julgue suficiente para o molho. Coze cerca de 20 minutos. Deite uma colher de sopa de maisena em 1/4 chávena e misture deite no caril  e deixe apurar. Desligue polvilhe com os restantes coentros e sirva com arroz branco e salada.