quinta-feira, Fevereiro 22, 2007

Bolo de Amêndoas e Gila




I















Este bolo fica um bolo maravilhoso...muito conventual...daqueles que precisam de café a acompanhar!

Ingredientes
3 ovos + 3 gemas
200g de açúcar
250g de amêndoa ralada e pelada
200g de doce de gila
1clh sobremesa de canela em pó
margarina
papel vegetal
Fios de Ovos
Confecção
Ligue o forno e regule-o para os 180ºC. Bata os ovos e as gemas com o açúcar na batedeira eléctrica durante 10 a 15 minutos na velocidade máxima.Junte as amêndoas raladas, o doce de gila e a canela. Continue a bater até todos os ingredientes estarem ligados.Deite a massa numa forma previamente untada com margarina e forrada com papel vegetal também untado.Coza no forno durante cerca de 30 minutos. Desenforme e deixe arrefecer. Ter cuidado ao tirar o papel vegetal o meu bolo desmanchou um pouco ao ficar colado mas é um bolo óptimo a repetir. Enfeite de fios de ovos.Esta receita foi tirada do blog.


http://paracozinhar.blogspot.com/2007_01_01_archive.html

Arroz de Lampreia



Ingredientes para temperar a Lampreia
2 Decilitros de Vinho verde tinto
1 Decilitro de Vinagre tinto
1 Ramo de salsa
1 Cabeça de alho picado
Louro Q.B
Cabeças de cravinho

Preparação da Lampreia
Lava-se muito bem a lampreia em água quente, retirando-lhe toda a substância viscosa que a envolve. Coloca-se num tabuleiro com dois decilitros de vinho verde tinto e um decilitro de vinagre tinto, de preferência. Dá-se um golpe junto à cabeça e retira-se uma cartilagem (espicha) que aí se encontra. Se for fêmea retiram-se as ovas. A seguir dá-se um outro golpe contornando um pequeno orifício que se encontra perto da cauda para soltar o cordão vertebral (tripa) e puxa-se cuidadosa mas rapidamente, para evitar que se parta durante a operação (senão a lampreia amarga e fica estragada). Em seguida parte-se aos bocados dentro do tabuleiro para aproveitar o sangue. Deixa-se a marinar de um dia para o outro no tabuleiro, juntam-se-lhe um ramo de salsa, uma cabeça de alho picado, louro e umas cabecinhas de cravinho.

Ingredientes para o arroz
1 cebola grande picada
2 decilitros de azeite

Confecção
Faz-se um refogado com 1 cebola grande picada, dois decilitros de azeite. Quando a cebola estiver bem alourada juntam-se-lhe os bocados de lampreia e reserva-se a marinada. Deixa-se estufar pelo menos 20 minutos. Retira-se a lampreia para uma travessa. Acrescenta-se à calda um pouco de água - quente e deita-se o arroz (400g para quatro pessoas),e as ovas. Quando o arroz estiver a ficar cozido, introduzem-se de novo os bocados de lampreia, junta-se-lhe a marinada. Esta última operação deve durar apenas o tempo suficiente para aquecer a lampreia e acabar de cozer o arroz a ficar caldoso e malandrinho. Serve-se de seguida. Esta receita foi -me dada pela minha amiga Alice, que me fez o favor de arranjar a lampreia.