segunda-feira, Setembro 10, 2012

Caril de Camarão


Das minhas comidas preferidas ...um caril sabe sempre bem !!

Ingredientes
1 kg de camarão
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
2 tomates picados
Azeite q.b
1 colher de sobremesa de caril
1colher de sobremesa de açafrão
1 colher de café de piri piri moído
Pimenta e sal q.b

Confecção
Coza os camarões em água temperada com sal, escorra, e tire-lhes as cascas e a tripa. Reserve o miolo do camarão.As cascas volte a po-las na água da cozedura e com um maço esmague-as pra soltarem o sumo todo,passe por um coador e reserve a água.Num tacho deite o azeite ,a cebola ,o alho e deixe refogar.Junte o tomate e os coentros .Acrescente os camarões já descascados, tempere com sal e pimenta deixe refogar  lentamente mexendo de vez em quando. Adicione 3 dl de água da cozedura dos camarões.Continue a refogar em lume brando,rectifique os temperos e cozinhe por mais 10minutos,se quiser o molho mais espesso dissolva numa chávena com um pouco de água uma colher café de maisena e junte ao caril mexendo até se misturar, deixar ferver uns segundos. Sirva de imediato, acompanhado com arroz branco e salada ao gosto.

Feijoada de Búzios


Surpresa do marido logo pela manhã...um búzio fresquinho!! O meu 1º pensamento foi fazer uma salade de búzio ...mas apetecia-me algo mais consistente,por isso saíu esta feijoada maravilhosa!! De comer e chorar por mais!!

Ingredientes
1 búzio cozido (cozi 30min)
1 Cebola média picada
2 Alhos picados
Azeite q.b
Chouriço rodelas (gosto de picar grosso)
3Tomates picados
Camarão q.b
50 ml de vinho branco
1 lata grande de feijão branco cozido
1 Cenoura ás rodelas(prefiro picar grosso)
1 folha de louro
Sal q.b
Pimenta q.b
Coentros picados q.b

Confecção
Numa panela colocar a cebola e os alhos com um fio de azeite. Deixar refogar. Deitar o chouriço e deixar fritar um pouco. Colocar o tomate ,o louro, e a cenoura ás rodelas(prefiro picar grosso). Envolver tudo. e deitar o tomate e  o vinho.Deixar ferver até o vinho evaporar e o tomate estar meio desfeito. Acrescentar o miolo do búzio com o miolo de camarão e deixar apurar. Colocar o feijão e baixar o lume para cozer devagar e não desfazer o feijão. Caso necessite de mais liquido pode se acrescentar um pouco de água. Temperar com sal e pimenta a gosto. Quando tudo estiver bem apurado, polvilhar com os coentros e servir.