terça-feira, Maio 01, 2007

Profiteroles e Éclairs





Sem dúvida que esta massa de choux bateu a que eu costumava fazer .Esta é muito mais leve os éclairs e os profiteroles ficaram mais mólinhos ,nós aqui em casa gostámos mais.Esta receita veio na Teleculinária de 16/04/07.
MASSACHOUX:150gr Farinha/50grmargarina/1dl leite)3ovos/1 casca limão/1,5dl Água.
MODO DE FAZER:deite a água ,o leite,a margarina e a casca de limão e deixe ferver.adicione de uma só vez a farinha e sem tirar do lume ,mexa bem até se descolar do tacho.retire do lume e deite para uma tigela e deixe arrefecer um pouco.junte os ovos um a um e mexa bem após a adição de cada ovo ,a massa tem de ficar macia.(ponha a mão na massa).ligue o forno a 180%,barre ligeiramente um tabuleiro com margarina,deite a massa num saco de pasteleiro com boquilha e faça no tabuleiro tiras de massa de 10cm ou nozes .leve ao forno por 30min.ou até ficarem bem douradinhos e duros.retire e deixe arrefecer,repita até acabar.
1-RECHEIO:100gr de açúcar/40gr de farinha/4 gemas/2,5 dl de leite/1 casca de limão/
MODO DE FAZER:numa tigela misture o açúcar e as gemas ,mexa bem ,adicione a farinha e um pouco de leite e mexa ,o restante leite leve ao lume com a casca de limão e aqueça bem ,depois deite em fio sobre a mistura preparada,mexa e volte a levar ao lume até engrossar,retire do lume e deixe arrefecer.
2-RECHEIO:natas q.b/açúcarq.b.
MODO DE FAZER.bater as natas e juntar açúcar ao gosto.
Cobertura:100gr de chocolate em barra/50ml de natas/
MODO DE FAZER:leve ao lume as natas com o chocolate e quando as natas ferverem apague e mexa bem até derreter o chocolate todo.
RECHEAR E COBRIR:faça um corte nos éclairs e profiteroles e recheie-os com o creme e natas com a ajuda de uma colher de café.depois mergulhe a parte de cima no chocolate.NA RECEITA ORIGINAL OS RECHEIOS SÃO O DOBRO MAS EU FIZ METADE E MESMO ASSIM SOBROU BASTANTE.bom apetite.