quinta-feira, novembro 01, 2012

Almôndegas com esparguete


Este é um prato tão normal aqui em casa que nunca me lembrei de publicar a receita ,faço-o com uma perna ás costas e tão rápido que nao lhe dou muita importância ,mas é uma comida tão deliciosa que merece uma postagem digna .

Ingredientes
Esparguete q.b
1kg de carne de vaca picada
salsa picada q.b
2 ovos
azeite q.b
oregãos q.b
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 lata pequena de tomate pelado(não utilizar o caldo senão pode ficar acido)
1 folha de louro
sal e pimenta q.b
2 colh de sopa de farinha(cheias)
3 colh de sopa de pão ralado
queijo ralado q.b.

Confecção
Misturar muito bem a carne picada com os ovos, o sal e pimenta,o pão ralado e a farinha. Moldar bolinhas(eu faço bolonas) do preparado com as mãos, apertando bem para as almôndegas não se esfarelarem durante a cozedura. Passar as almôndegas por farinha.Num tacho deitar o azeite ,o louro ,a cebola ,os alhos picados e a salsa refogar mexendo bem. Juntar os tomates picados e deixar refogar mexendo bem .Deitar água suficiente para cozinhar as almôndegas e juntá-las ao molho, assim como os orégãos e cozinhar em lume brando por 35 minutos, mexendo de vez em quando porque o molho engrossa por causa da farinha das almôndegas e pode pegar . Rectificar os temperos.
Entretanto, cozer o esparguete "al dente" em água a ferver temperada com sal .
Escorrer o esparguete . Dispor as almôndegas em cima da massa e regar com o molho. Polvilhar com um pouquinho de queijo ralado e servir de seguida.