segunda-feira, Novembro 12, 2007

Bolo de Ameixa (favorito da Ale)



Este bolo já faz algum tempo que tenho nos favoritos para fazer e este Domingo de São Martinho apeteceu-me algo diferente,além de lindo ficou muito bom.Peço desculpa por haver tão poucas fotos mas quando começei a fazer o bolo a máquina não tinha bateria .A receita foi tirada do blog Comidinhas-http://z002.ig.com.br/ig/57/52/286324/blig/comidinhas/2007_09.html

Bolo de Ameixa( Bolo de Ameixa "favorito da Ale" (como está escrito no caderninho da dona Sueli)
Ingredientes: 5 ovos 2 xícaras de farinha 2 xícaras de açúcar 1 xícara de leite fervendo 1 colher de fermento. Modo de fazer Em uma batedeira, bata as claras de ovo em neve. Quando estiver firme e formando desenhos, acrescente as gemas, uma a uma. Em seguida, acrescente, aos poucos, o açúcar, depois a farinha, o fermento e, por último, o leite fervendo. Misture bem e leve ao forno em uma assadeira forrada com papel-manteiga para assar a 210 graus Celsius. Recheio Ingredientes 1 lata de leite moça 300 gramas de ameixa seca. Modo de fazer :Cozinhe a lata de leite moça em panela de pressão por 15 minutos e deixe esfriar. Coloque em uma panela as ameixas, água o suficiente para cobri-las e açúcar a gosto. E cozinhe até formar uma calda grossa. Junte a calda de ameixa e o doce de leite e reserve. Cobertura Em uma batedeira, bata 500 ml de creme de leite fresco com duas colheres de açúcar até formar chantilly. Para montar o bolo: Corte a massa de bolo ao meio, formando duas tampas. Coloque uma delas em um prato, espalhe sobre ela o doce de leite com ameixa, "feche" com a outra metade do bolo. Espalhe o chantilly sobre toda a superfície do bolo, deixando-o totalmente branco. Jogue por cima o coco ralado fresco. E sirva :)
Obs:assei o bolo a 175%.Para a próxima não vou usar tantas ameixas, pois ficou um pouco doce demais com o leite condensado.