quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Colchão de Noiva ou Torta de claras com ovos moles

Quem tudo quer tudo pode!!
Normalmente para mim nada é impossivel na cozinha ,consigo fazer de tudo ..ás vezes não sai logo á 1ª ...mas quase sempre!! O meu marido comeu uma sobremesa e disse que tinha gostado muito ...pensei logo "tenho de descobrir e fazer porque consigo fazer sempre melhor"...ehehe ..modéstia á parte!! Então a dita sobremesa nunca a tinha feito mas, descobri logo qual era pelos promenores que ele me contou e, claro ...mãos á obra !!! A minha está incrivelmente ÓPTIMAAAAAA!!! E muito fácil de fazer ...

Ingredientes
Para a torta
12 claras
12 colheres de açúcar
Margarina para untar q.b
Canela para polvilhar q.b
Para os ovos moles
1,95 dl água
350 gr de açúcar
12 gemas

Confecção
Torta de claras
 Bata as claras em castelo com o açúcar durante 10minutos.Unte um tabuleiro com manteiga  e deite, distribuindo bem, as claras batidas.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 5minutos e depois baixe a temperatura para 150 mais 10 minutos. (A torta vai inchar de repente ..é normal...).Passado o tempo de cozedura apague o forno e deixe arrrefecer dentro do forno .Depois de arrefecida tape com um pano de cozinha e desenforme para cima do mesmo tendo o cuidado de despegar os bordos da torta que se encontram aguarrados ao tabuleiro .Barre com os ovos moles e polvilhe com canela e enrole em forma de torta, com cuidado.Com os restantes ovos moles deite por cima  e delicie-se com esta maravilha!!!

Confecção
 Ovos moles
 Ferva a água com o açúcar , não mais do que 2 minutos, bata bem as gemas e junte-lhe, em fio, a calda do açúcar. Leve novamente ao lume até ferver, também não mais do que 2 minutos. Retire do lume .

7 comentários:

Os Babinhos disse...

Essa torta tem ca uma altura....

Nós cá em casa quem faz e a minha mãe toda a vida fez sempre assim a torta de claras...

Bjs

As Papinhas dos Babinhos

zana disse...

Ela realmente ficou altinha ,mas também levou 12 claras e olha que o tabuleiro era grande,ainda bem k usei este! Beijinhos

Anónimo disse...

Olá..:-) Uma dica de gosto pessoal: eu junto sempre às claras, enquanto bato, duas fatias de casca de limão e retiro no fim. Dá um ligeiro aroma que depois com os ovos moles é delicioso. Para mim é do melhor que se pode fazer com claras, sobretudo para sobremesa primavera/verão.. :-))

Anónimo disse...

Já agora outra diga no seguimento da anterior: eu desenformo com o pano de cozinha húmido - nada a ele se pega e para enrolar facilita. :-)

zana disse...

Obrigado pelas dicas ...a proxima vez que fizer vou levar em conta.beijinhos

Ana Lamy disse...

Obrigada Zana pela receita. Experimentei pela primeira vez a fazer uma torta de claras e ficou uma delicia. Beijinho e continua.

zana disse...

Obrigado Ana Lamy,esta torta é uma maravilha e nada dificil.beijinhos e volte sempre