terça-feira, abril 17, 2007

Leite creme





Este leite creme é a coisa mais cremosa e maravilhosa de se comer ,nós adoramos comer ainda morno acabado de queimar.Não tem erro fica bom mesmo.

Ingredientes
1 litro de leite
3 colheres de sopa de maisena(amido de milho)
4 colheres de sopa de açúcar
5 gemas de ovo(caseiros de preferência )
1 casca de limão
pau de canela
Confecção
Numa tigela deitar as gemas e a farinha maisena,mexer bem juntar um pouquinho de leite e mexer.juntar num tacho com o restante leite e a casca de limão mais o açúcar ,levar ao lume até engrossar sempre sem parar de mexer ,deixar ferver 1a 2 minutos para cozer as gemas e a farinha,desligar e deitar numa travessa não muito rasa.esperar que arrefeça até criar uma pele no leite creme depois deitar açúcar por cima e queimar com o ferro electrónico que foi a melhor invenção para isto,pois queima e fica bom...

26 comentários:

Flor de Sal disse...

Adoro leie creme queimado! Mas deve ter um segredo para ke fique ben queimado!? O meu munca fica lá muito bem!!!

Carina M disse...

FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DA FLOR DE SAL. TENHO UM FERRO IGUAL AO K VEJO NA FOTO E DEIXO AQUECER BEM MAS DEPOIS DE KEIMAR NO PRIMEIRO SITIO O AÇUCAR FICA AGARRADO E DEPOIS FICA COM UM SABOR ESQUESITO.
O DEFEITO DEVE SER MEU LOLLL.
bJS

Elvira disse...

Ai, ai...! A minha sobremesa favorita! :-)

zana disse...

não tem segredo ...eu quando faço ponho o açúcar no creme e claro que o ferro já está a aquecer...depois como vêem na foto ele até pega fogo depois limpo com uma faca ou garfo ,até com um pano (mas muito rápido senão queima o pano)o que ficou pegado e volto a queimar !é muito façil e rápido pois dá para queimar de dois em dois(2 vezes antes de limpar )espero que tenham percebido e não deixem de fazer esta maravilha de sobremesa.beijinhos

Cláudia A. disse...

Delícia de sobremesa. Comi leite creme e baba de camelo quando estive em Portugal e me apaixonei por ambos. Certamente esta receita vai para o caderninho. Um beijo do Brasil.

paula disse...

que optimo aspecto

deve ficar uma delicia

bjs

zana disse...

obrigado pelas visitas e comentários ,voltem sempre .beijinhos

Anónimo disse...

Esse leite creme ficou tal como eu gosto...eheh bem preso.

adoro o leite creme assim... vou passar essa receita e fazer...ok?

Obrigada

***jokas

zana disse...

romy pode fazer que não falha,e fica muito bom...beijinhos

xistosa, josé torres disse...

Este SIM! é o verdadeiro leite creme !!!
O que se vê para aí, nem a imitação chega.
Nas grandes superfícies, na Rádio Popular e na maioria das lojas de electrodomésticos, há ferros eléctricos, ANTI-ADERENTES !
São formidáveis, aquecem-se, ficam quase incandescentes, encostam-se ao açúcar, (este deve ser deitado no leite creme, depois de ganhar uma crosta, quando está quase frio).
Depois de aquecer e queimar, eu tenho um pano velho, húmido, há-os sempre, camisolas interiores, de pijamas, de lençóis que se romperam, etc. e limpo-o com rapidez e cuidado para não me queimar.
Faço as vezes que forem necessárias, pois normalmente, cada vez que se aquece, só dá para uma queima e pouco mais.
Com a prática aprende-se a quantidade de açúcar que se deve deitar por cima da crosta do leite creme, antes de queimar, pois também tem influência.
Quanto mais levar, maior será a capa caramelizada.
No fim, deixa-se aquecer bem o ferro, até ficar incandescente e com o mesmo pano, húmido, limpa-se o ferro.
Pouco trabalho dão e são muito práticos, pois são anti-aderentes.

Mónica disse...

maravilha!!!

Anónimo disse...

Ontem fiz este leite de creme que não me ficou tão lindo como na foto. O meu não ficou tão amarelinho e também ficou um pouco mole, mas de sabor muito bom.

Obrigado!

zana disse...

Sandra olá, não sei se usou ovos caseiros...eu uso, por isso fica este amarelinho,agora na consistência eu ponho mesmo 3 colheres de sopa de maisena(cheias)mas se achou um pouco mole põe mais um pouco de maisena mas não muito senão não fica esse creme-cremoso.Nós aqui adoramos e nunca me sai mal com essa medida (parece coincidência mas foi a nossa sobremesa ontem)beijinhos e se precisar de ajuda diga(tem o meu mail)

Anónimo disse...

ta ca com um aspecto!! hummmm... tenho de esperimentar!

Anónimo disse...

Olá
Se ainda for a tempo e o tópico ainda não tiver caído no esquecimento, gostaria que me informasse quanto tempo (segundos) deixa o "ferro" em contacto com o açucar e já agora que pressão faz (eu sei que será difícil de quantificar), mas do tipo encosta só, pressiona bastante...o que for.
Muito agradecido. Cumprimentos,
António

zana disse...

Antonio eu deixo essa parte para o meu marido mas apenas porque não quero fumaradas para cima de mim ,mas deixa apenas uns 5 segundos de cada vez que queimas e pôe bastante acucar como vês na foto .espero ter ajudado.beijinhos

Filipa Fontoura disse...

Olá meninas, espero ainda vir a tempo. A melhor forma de se queimar leite creme é com maçarico. Deixa uma crosta crocante e não cola o açúcar, é óptimo :) experimentem!!

Jorge disse...

Boas,tinho uma duvida, gostaria que me a esclarececem por favor. Eu comprei agora um ferro para queimar o leite creme, mas a primeira vez que o usei ele ficou com uma crosta queimada e agora nao o consigo retirar... nao sei se o posso "raspar" ou nao, tenho medo de o estragar. qual é a maneira que usam para limpar o ferro? será que se pode meter algum produto de limpeza como por exemplo acidos como o "mistolim"?
agradecia que alguem me ajudasse.
Muito obrigado.

zana disse...

Jorge o k tem a fazer é quando voltar a fazer leite creme simplesmente aquecer o ferro e a crosta vai desaparecer ,mas se nao desaparecer por completo logo ,faça como expliquei...com um pano velho meio humido limpe muito rapidamente e vai ver k fca limpo para utilizar ...leia os post acima e tem a xistosa k também explica como limpar.beijinhossss e espero ter ajudado

Jorge disse...

Muito obrigado Zana, e claro que me ajodou. Muito obrigado. vou experimentar depois passo aqui para dizer como correu. Beijos e abraços. Mais uma vez muito obrigado...

Jorge disse...

Ja experimentei, saiu quase tudo a primeira passagem do pano. passei mais algums vezes e sai tudo. ta optimo. mas agora so mais uma questao, e peço desculpa, o ferro ficou com umas manchas, mas nao é sujidade, deve ser do calor, penso eu. é normal?

zana disse...

Jorge as manchas é mesmo do calor e não se preocupe muito porque o ferro quando atinge o maximo de temperatura fica normal..ao vir aqui está a abrir-me o apetite para fazer creme e vai ser para o jantar.Beijinhos e Bom ano!

Jorge disse...

Muito obrigado por tudo Zana, ajudou me imenso. muito obrigado...
Beijinho e abraços.
Um bom ano 2012, se possivel sempre melhor que 2011...

Anónimo disse...

Ontem fiz leite creme pela primeira vez... e fiz esta receita. Ficou muito bom e todos adoraram. Só tive por canela em vez de queima o açúcar... não tenho ferro. :)
É outra forma de fazer, mas também ficou muito boa.

Obrigada

zana disse...

Quando fizer da próxima vez utilize caramelo liquido em vez da canela ..fica uma maravilha e vou-lhe dizer que utilizo mais vezes o caramelo liquido do que o ferro.E o sabor é muito parecido ou até melhor.Beijinhos

joseoliveira disse...

Boa tarde.

Utiliza o caramelo por cima do creme,ou no fundo do recipiente antes de colocar o creme?

Desde já, muito obrigada.

Isa