sábado, abril 14, 2007

Pão de Gengibre e Mel





Directamente da China,mais propriamente Macau tirei esta receita deste maravilhoso pão ,há muito que procurava este tipo de pão pois adoro comprar um muito parecido numa feira mediaval.No blog Experiencias na cozinha foi onde vi a receita

Ingredientes
200 g de açúcar castanho (usei 180 g)
200 g de manteiga
4 colheres de sopa de mel (as minhas eram bem cheias!!!)
200 g de farinha com fermento
½ colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de gengibre ralado (usei em pó)
4 ovos
100 g de gengibre cristalizado (em pedaços – não usei)
Confecção
Misture o açúcar, a manteiga e o mel num tachinho e leve ao lume fraco para derreter.Deixe arrefecer um pouco.Numa tigela, misture a farinha com o fermento em pó e o gengibre ralado.Adicione a mistura de mel, açúcar e manteiga derretidos à mistura de farinha. Acrescente os ovos e bata muito bem.Junte o gengibre cristalizado.Deite a massa numa forma quadrada (20 x 20 cm) untada com manteiga e polvilhada com farinha.Leve a forno pré aquecido a 170º C durante 45 minutos .

2 comentários:

Smas disse...

Olá!
Que bom que gostou!
E tem muito bom aspecto mesmo!
BJs

xistosa disse...

O gengibre é um caule, (rizoma), que deve estar enterrado.
É o único condimento, doce e picante ao mesmo tempo.
Já tive em vaso, chegou a dar flores e depois arranquei-o porque o caule cresce para fora da terra e tem que estar coberto por esta.
Mudei-o de vaso diversas vezes.
Não há à venda, cristalizado, (no nosso país), pelo menos a minha filha procurou-o, há muito tempo, para fazer este ou um parecido, "Pão chinês de mel e gengibre" e não encontrou.
Pouco se utiliza na nossa culinária.