terça-feira, Outubro 16, 2012

Mousse de Dióspiro


Mais uma receita que vai ficar a fazer parte da ementa na altura dos Dióspiros.Óptima para quando já estão a ficar maduros demais ...fica muito parecida á mousse de Manga mas esta fica mais suave!!Opinião do marido foi...hummm nunca pensei que ficasse boa,hummmm isto tá mesmo bom...depois de comer 2 taças ainda comeu mais um bocado e disse: Fogo isto afinal é muita bom!!! ahahahah

Ingredientes
8 Dióspiros maduros sem pele e sem caroço
1 pacote de natas
1 lata de leite condensado
5 folhas de gelatina incolor e sem sabor
Água para hidratar a gelatina


Confecção
Hidrate a gelatina numa tigela com água.
No copo do liquidificador coloque os dióspiros sem pele e sem caroço ,acrescente o leite condensado e bata .Bata as natas á parte ,reserve.Entretanto escorra a gelatina hidratada e derreta no microndas.Junte ao creme no liquidificador e bata.Deite para uma tigela e  vá envolvendo as natas batidas anteriormente  Coloque num recipiente ou em taças invididuais. Leve para o frigorifico por cerca de 4 a 5 horas(eu deixei de um dia para o outro).

Tentáculos de Pota no forno(Pota á Lagareiro)


Sem dúvida que fico muito contente quando certas receitas me surprendem e esta foi uma delas!Ficou boa... mas boa mesmo!! A pota ficou muito tenra ...estaladiça também,as batatas comiam-se com pele e estavam saborosas ,o molho ,os ingredientes todos estavam a completar-se uns aos outros...aplaudimos aqui em casa e apartir de agora vai estar sempre presente na nossa ementa da casa!!

Ingredientes 
800g de tentáculos de pota
1cebola e 1/2 média
5 dentes de alho grandes
batatas pequenas d/assar
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
salsa picada/coentros q.b.

Confecção
Coza os tentáculos de pota na panela de pressão durate 30 minutos em água com um pouco de sal ,meia cebola  e a folha de louro . Coza também as batatas com pele em água temperada de sal até ficarem macias.Coloque os tentáculos num tabuleiro que possa ir ao forno ,escorra as batatas e coloque-as também no tabuleiro, acrescente os alhos picados, cebola cortada em fatias,o pimento cortado em bocados e polvilhe com salsa e coentros. Polvilhe com um pouco de sal, tempere com pimenta e regue generosamente com azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 30 minutos ou até as cebolas estarem douradas.Servr com arroz en salada.