sexta-feira, Janeiro 06, 2012

Bolo Folhado

Mais um bolo folhado...desta vez a ideia veio do blog http://baunilha-caramelo.blogspot.com/
ficou muito bom ...este é um daqueles bolos que não duram aqui em casa!!

Ingredientes
Bolo:
5 ovos
200g de açúcar
raspa de ½ limão
110g de farinha para bolos
1 + ½ colher de chá de fermento
30g de amido de milho (maisena)
2 colheres de sopa de whisky
ingredientes decoração
massa folhada fresca(tb pode ser congelada)
amêndoa laminada torrada
açúcar em pó qb.

Preparação
Pre-aquecer o 180º C. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha.
Bater as gemas, o açúcar e a raspa de limão, até ficarem fofas e esbranquiçadas (durante +/- 5 minutos na velocidade máxima). Aos poucos juntar a metade da mistura das farinhas e fermento e bater até ficar combinado, juntar o whisky e bater novamente. Posteriormente juntar a restante farinha e bater até obter uma massa homogénea. Bater as claras em castelo até ficarem bem firmes. Aos poucos e delicadamente envolver as claras na massa.
Colocar a massa na forma anteriormente preparada e levar ao forno.
Quando o bolo estiver cozido +-35min(teste do palito no centro do bolo) retirar do forno e  retirar da forma para uma grelha deixar arrefecer e aparar o rebordo de bolo e a parte que vai ficar para cima.
Estender a massa folhada,sem tirar do papel vegetal e com a forma do bolo cortar a forma na massa  depois cortar em tirar de tiras e com o que sobrou fazer tiras e com elas fazer o entrelaçado(esta parte foi de rir mas correu bem no fim). Levar ao forno (190º) até a massa folhada crescer e ficar com um tom douradinho, retirar do forno e deixar arrefecer completamente. Aproveitei para torrar a amendoa ao mesmo tempo que a massa folhada cozia.
Colocar o bolo no prato de servir e pincelar o bolo com o whisky. Barrar o bolo com doce de ovos (no topo e á volta). Decorar com a amêndoa laminada. Por cima do bolo colocar a massa folhada entrelaçada.
Polvilhar com açúcar em pó

Doce de ovos

Precisei de fazer um doce de ovos pra barrar um bolo e ficou muito bom...bom até demais!!Até o tacho foi rapado ...
Ingredientes
150ml água
150gr açucar
casca de limão

Confecção
Levar ao lume 150ml água com 150gr açucar e uma casca de limão,deixar fazer calda.Depois deixar arrefecer um pouco.Mexer bem 6 gemas e adicionar á calda pouco a pouco.
Levar novamente ao lume,mexendo sempre até engrossar um pouco.