quinta-feira, Abril 30, 2009

Folar da Páscoa




















Este folar é sem duvida o "Folar".
Depois de feito um folar muito mal feito por uma receita que em supostamente devia ter ficado bom,fiz umas alterações e agora posso fazer estes maravilhosos folares.
Claro que é tudo amassado na Maquina de Fazer Pão.

Ingredientes
250ml de leite morno
2 colh.chá de fermento padeiro seco
1 ovo
75gr de açucar
575 de farinha 65 s/fermento
1colh.chá de canela
1 colh.de chá de erva doce em pó
100gr de margarina mole.








Confecção
Fazer o programa de amassar da Máquina de Fazer Pão ,quando terminar,dividir em duas partes e cada uma ajeitar fazendo uma bola para baixo ,se quiser decorar com ovo como eu fiz  tire uma noz de massa em cada uma das partes para decorar ,depois é só cozer uns ovos com casca de cebola para ficarem com uma cor bonita ,deixar arrefecer antes de por na massa ,ao por o ovo fazer um buraco pressionando com os dedos e depois pousar o ovo pressionando ,com a noz de massa fazer 2 rolinhos que vão prender o ovo.no fim pincelar com ovo batido e levar a forno aquecido a 180%durante 30 a 35 minutos.Eu usei papel vegetal no fundo do tabuleiro.retirar e deixar arrefecer numa rede.

Tarte de Maçã e Frutos Silvestres












Esta tarte resolvi fazer quando fiquei a salivar num episódio do Jamie. É muito fácil de fazer e fica muito boa mesmo ,o resultado(aspecto) ficou igualzinho ao do Jamie.e a receita não está 100% igual porque fiz umas pequenas alterações ,mas acho que a minha está melhor....
.
Ingredientes
Massa
250gr de farinha sem fermento 65
250gr de margarina gelada
2 ovos
raspa de limão
borrifo de leite
1 ovo batido para pincelar
canela e açucar para polvilhar q.b
Confecção
Juntar a margarina aos pedaços á farinha e esmagar com os dedos até ficar uma areia,juntar a raspa do limão ,os ovos e o borrifo de leite misturar sem amassar muito e levar ao frigorífico uns 30 minutos envolvido em película .
Recheio
500gr de maçã granny smith descascada aos pedaços
1 mão cheia de açucar amarelo
1mão cheia de frutos silvestres
gengibre ralado q.b
50gr de margarina
Confecção
Numa tigela misturar tudo.
Montagem
Dividir a massa ao meio,enfarinhar uma bancada e esticar a 1 parte da massa também enfarinhada,forrar uma forma não amovível (pois fica com muito molho),acertar as bordas e cortar com as mãos o que sobra ,deitar o recheio por cima e por cima do recheio umas nozes de margarina(50gr),pincelar as bordas para colar a outra massa,esticar a outra massa também enfarinhada para não pegar e enrolar á volta do rolo da massa e pôr por cima do recheio com jeitinho,ajeitar bem ao recheio e com o rolo cortar o que sobra.Pincelar a massa com o ovo e polvilhar canela e açucar,fazer uns cortes para a massa respirar e levar a forno aquecido a 180%55minutos.