terça-feira, maio 01, 2007

Profiteroles e Éclairs





Sem dúvida que esta massa de choux bateu a que eu costumava fazer .Esta é muito mais leve os éclairs e os profiteroles ficaram mais mólinhos ,nós aqui em casa gostámos mais.Esta receita veio na Teleculinária de 16/04/07.
MASSACHOUX:150gr Farinha/50grmargarina/1dl leite)3ovos/1 casca limão/1,5dl Água.
MODO DE FAZER:deite a água ,o leite,a margarina e a casca de limão e deixe ferver.adicione de uma só vez a farinha e sem tirar do lume ,mexa bem até se descolar do tacho.retire do lume e deite para uma tigela e deixe arrefecer um pouco.junte os ovos um a um e mexa bem após a adição de cada ovo ,a massa tem de ficar macia.(ponha a mão na massa).ligue o forno a 180%,barre ligeiramente um tabuleiro com margarina,deite a massa num saco de pasteleiro com boquilha e faça no tabuleiro tiras de massa de 10cm ou nozes .leve ao forno por 30min.ou até ficarem bem douradinhos e duros.retire e deixe arrefecer,repita até acabar.
1-RECHEIO:100gr de açúcar/40gr de farinha/4 gemas/2,5 dl de leite/1 casca de limão/
MODO DE FAZER:numa tigela misture o açúcar e as gemas ,mexa bem ,adicione a farinha e um pouco de leite e mexa ,o restante leite leve ao lume com a casca de limão e aqueça bem ,depois deite em fio sobre a mistura preparada,mexa e volte a levar ao lume até engrossar,retire do lume e deixe arrefecer.
2-RECHEIO:natas q.b/açúcarq.b.
MODO DE FAZER.bater as natas e juntar açúcar ao gosto.
Cobertura:100gr de chocolate em barra/50ml de natas/
MODO DE FAZER:leve ao lume as natas com o chocolate e quando as natas ferverem apague e mexa bem até derreter o chocolate todo.
RECHEAR E COBRIR:faça um corte nos éclairs e profiteroles e recheie-os com o creme e natas com a ajuda de uma colher de café.depois mergulhe a parte de cima no chocolate.NA RECEITA ORIGINAL OS RECHEIOS SÃO O DOBRO MAS EU FIZ METADE E MESMO ASSIM SOBROU BASTANTE.bom apetite.

8 comentários:

margarida disse...

ola zana estes eclairs estao com um aspecto fantastico voce é uma cozinheira de mao cheia parabens pelo seu blog

zana disse...

obrigado pelo elogio e pela visita,volte sempre.beijinhos

Cláudia disse...

Zana, os profiteroles e os eclairs, que aqui em São Paulo também chamamos de bombas, estão belíssimos. De dar água na boca. Um beijo.

Natércia disse...

Zana fiquei sem palavras, que grande cozinheira,os meus parabens um grande beijinho, para a mãe e seus filhotes...Natércia.

paula disse...

ola zana a outra massa de choux que fazias ja experimentei e so posso dizer que adorei...esta agora vou experimentar tambem,e esse eclairs tem um aspecto bem delicioso,parabens

beijo

zana disse...

obrigado Claudia !volte sempre.beijinhos.


Natércia obrigado .olha já espreitei o teu blog e vou continuar.beijinhos e volte sempre.

Paula experimente ,esta massa fica mais maleavél e fáçil de trabalhar.beijinhos.

Mónica disse...

ficaram lindissimos! muitos parabéns Zana

;-)

Gio disse...

Hummmmm ao tempo que eu ando para experimentar.... ja "roubei"...