segunda-feira, outubro 23, 2006

Arroz de grelos






Este é um dos arrozes preferidos da casa ..sempre que arranjo os espigos de couves ,faço esta maravilha sempre acompanhada de uns belos panados de peru...maravilhoso!

Ingredientes
azeite q.b
1 cebola pequena picada
1 folha de louro/salsa picada q.b
1 molho pequeno de grelos de couve
1 colher de chá de açafrão
sal q.b
arroz q.b

Confecção
Num tacho deitar o azeite,a cebola,o louro,a salsa e refogar,juntar os grelos lavados e mexer até diminuírem de tamanho,juntar água a tapar e quando começar a ferver juntar sal e o açafrão mexer e deixar cozer os grelos 10 minutos.juntar o arroz mexer e deixar cozer o arroz não deixar secar o molho.

5 comentários:

Baú da Conceição disse...

que bom arroz de grelos, adoro arroz de grelos, não costumo por açafrão, fica o arroz mais verdinho, mas ou experimentar a sua sugestão.

zana disse...

eu acho muito bom o sabor conceição,experimente!beijinhos

Cristina disse...

Muito bom, adoro grelos e gosto muito de os comer em arroz. Hei-de experimentar essa do açafrão.

zana disse...

olha eu acho que dá um saborzinho especial ,fica óptimo.experimenta.beijinhos

xistosa, josé torres disse...

Já agora, para quem gosta de grelos.
No fundo dum tacho, deite uma pequena porção de azeite, aqueça-o bem e "DEPOIS DE TIRAR A PELE ÁS ALHEIRAS", (faço-o sempre, com a ponta duma faca afiada, se estão à temperatura ambiente, corto-lhe as "pontas" e com o bico da faca, pelo LADO INTERIOR, dou-lhe um golpe duma ponta à outra. Depois é só tirar-lhe a pele com cuidado. Se estão congeladas, passo-as por água quente, e golpei-os pelo lado exterior, pois não necessitam de tanta protecção.)
Então frito as alheiras, no azeite, de ambos os lados e reservo.
Depois de arranjados, cozo os grelos, escorro, corto-os com uma faca, na tábua de cozinha, pico muito bem 3 a 4 dentes de alho para o tacho, deixo aquecer e junto os grelos.
Volto ou agito o tacho, depende da disposição e entretanto corto em quatro cada alheira e junto aos grelos.
É uma refeição diferente.
Costumo usar as alheiras "Detinha", que compro na Makro, são como as outras marcas, mas possuem menos gordura, ou é impressão minha.