quinta-feira, junho 26, 2008

Bôla de Fiambre e Salpicão




Gostámos muito desta bola e é muito fáçil de fazer.Sem dúvida que vamos repetir,a receita tirei do blog


Ingredientes
Para a massa
600 g de farinha
4 dl de leite morno
40 g de fermento padeiro fresco(usei 1 colher rasa de fermento de padeiro seco)
5 ovos
60 g de manteiga derretida
pitada de sal/
Para o recheio
400g de fiambre
400g de chourição
200g de queijo

Confecção
Numa tijela colocar a farinha, abrir uma cova ao meio e colocar o leite morno onde já foi dissolvido o fermento. Misturar o leite com um pouco da farinha envolvente. Juntar os ovos e amassar. Por fim acrescentar a manteiga e a pitada de sal.Deixar repousar 1 1/2h na tijela tapada com plástico aderente (no inverno colocar em volta uma manta).Esta massa pode ser feita na MFP.No fim de levedar, mexer a massa rapidamente com uma colher de pau (a massa fica mole) e colocar 1/3 da massa num tabuleiro (25x35cm) forrado com papel vegetal. Deixar repousar 10-15min..Cobrir a massa com metade dos ingredientes.Colocar mais 1/3 da massa e rechear novamente.Cobrir com a massa restante, alisar e levar ao forno a 180ºC até estar dourada, sensivelmente 30-40min..Desenformar sobre uma tábua de cozinha ou num grelha para que não fique com a base húmida e retirar o papel vegetal.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
No inverno pode ser adicionada à massa 1-2 colheres (sopa) de açúcar para ajudar na fermentação. Esta massa pode levedar mais tempo. Já levedei entre 1h e 5h e ficou óptima (neste último caso a massa ficou mais aberta);- Unta-se a forma para agarrar o papel vegetal. Este depois não deve ser untado.
 Pode omitir-se a camada de queijo de baixo e colocar apenas antes da última massa. Em vez de 2 andares de recheio pode-se fazer a bôla tradicional, recheada apenas a meio, aí reduz-se um pouco os ingredientes (usam-se mais de metade). Usar sempre chourição sem a película envolvente, seria grande estranheza encontrá-la quando estivéssemos a comer a bôla;- Conserva-se alguns dias sem secar se for mantida dentro de caixa plástica .

8 comentários:

risonha disse...

eu também gosto muito de bôlas e fiquei de olho nesta receita..
a tua ficou linda

Luciana Macêdo disse...

Também anotei esta receita. Gosto de pães e tortas salgadas para os lanches do fim dia, aqui em casa não temos o hábito de jantar, estas idéias são sempre bem vindas.
Bjs!

ameixa seca disse...

As bolas têm um sabor óptimo e fazem uma refeição completa para mim :)

Anónimo disse...

Olá, parabéns por mais uma deliciosa receita, mesmo com os filhotes vai conseguindo postar receitas maravilhosas

Beijinhos

Maria José Duarte

claudia disse...

Gostei desta receitinha. É ideal para um lanche ajantarado!

moonlight disse...

Fiquei de olho nesta receita, deve ser optima!
Bjs

Cook =) disse...

Olá
Por acaso não tens a receita de uma bôla mas que é feita com massa folhada, é que fui a um jantar de anos e uma amiga de uma amiga tinha levado essa bôla com massa folhada que eu adorei. Decidi perguntar-te porque a amiga da amiga também é de Viana do Castelo tal como tu e pode ser que seja alguma receita dessa região ou assim=)
Se tiveres depois diz qualquer coisa no meu blog que eu dou-te o meu email para me enviares a receita. Obrigada
Beijinho

Cook =) disse...

Obrigada =)