segunda-feira, novembro 12, 2007

Bolo de Ameixa (favorito da Ale)



Este bolo já faz algum tempo que tenho nos favoritos para fazer e este Domingo de São Martinho apeteceu-me algo diferente,além de lindo ficou muito bom.Peço desculpa por haver tão poucas fotos mas quando começei a fazer o bolo a máquina não tinha bateria .A receita foi tirada do blog Comidinhas-http://z002.ig.com.br/ig/57/52/286324/blig/comidinhas/2007_09.html

Bolo de Ameixa( Bolo de Ameixa "favorito da Ale" (como está escrito no caderninho da dona Sueli)
Ingredientes: 5 ovos 2 xícaras de farinha 2 xícaras de açúcar 1 xícara de leite fervendo 1 colher de fermento. Modo de fazer Em uma batedeira, bata as claras de ovo em neve. Quando estiver firme e formando desenhos, acrescente as gemas, uma a uma. Em seguida, acrescente, aos poucos, o açúcar, depois a farinha, o fermento e, por último, o leite fervendo. Misture bem e leve ao forno em uma assadeira forrada com papel-manteiga para assar a 210 graus Celsius. Recheio Ingredientes 1 lata de leite moça 300 gramas de ameixa seca. Modo de fazer :Cozinhe a lata de leite moça em panela de pressão por 15 minutos e deixe esfriar. Coloque em uma panela as ameixas, água o suficiente para cobri-las e açúcar a gosto. E cozinhe até formar uma calda grossa. Junte a calda de ameixa e o doce de leite e reserve. Cobertura Em uma batedeira, bata 500 ml de creme de leite fresco com duas colheres de açúcar até formar chantilly. Para montar o bolo: Corte a massa de bolo ao meio, formando duas tampas. Coloque uma delas em um prato, espalhe sobre ela o doce de leite com ameixa, "feche" com a outra metade do bolo. Espalhe o chantilly sobre toda a superfície do bolo, deixando-o totalmente branco. Jogue por cima o coco ralado fresco. E sirva :)
Obs:assei o bolo a 175%.Para a próxima não vou usar tantas ameixas, pois ficou um pouco doce demais com o leite condensado.

6 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Zana que belo o teu bolinho e olha agora não podes comer muito bolo de medronhos se não apanhas outra bebedeira.um beijo Natércia...

risonha disse...

zana, está lindo o teu bolo... quando é que fazes o próximo? embora estejamos em pontas opostas do país, eu juro que meto-me ao caminho e vou aí.

zana disse...

Natércia nunca mais comi medronhos ,pois fiquei tão mal que não consigo imaginar provar outra vez.
Risonha bolos tem sido mesmo por obrigação pois não me apetece comer doces.
beijinhos

Fay van Gelder disse...

Bolinho deve estar bem bom :)

Bjo:)

Isabel de Miranda disse...

que bonito!!!!! beijinhos doces

Dina Pinheiro disse...

parabens, esta lindo e deve ser divinal

dina