sexta-feira, novembro 02, 2007

Bolo de Nozes e Sultanas







Depois do marido se queixar que não tenho feito nada de doces ,resolvi fazer este bolo que saiu na teleculinária.fica um bolo muito bom para comer acompanhado de café ou chá.
Bolo de Nozes e Sultanas
ingredientes para o bolo:200gr de miolo de noz finamente triturado /200gr de açùcar/150gr de margarina/60gr de farinha/6 ovos/1 clh de chá de fermento em pó/margarina para untar/
farinha para polvilhar.
ingredientes para o recheio:100 gr de sultanas/4 gemas/4 clh de sopa de água/4 clh de sopa de açúcar.
modo de fazer:prepare o recheio :num tacho ,junte as gemas com a água ,o açúcar,misture muito bem e leve ao lume mexendo sempre até engrossar.retire do lume e coloque numa tigela e deixe arrefecer.ligue o forno a 180%.
prepare a massa do bolo:numa tigela,bata a margarina com o açucar ,junte as gemas e bata mais um pouco.adicione a farinha peneiradacom o fermento e por ultimo o miolo de noz.bata sa claras em castelo e envolva-as no preparado.unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha,deite o preparado e leve ao forno aproximadamente 45min.espete um palito para ver se está cozido,retire do forno , desenforme e deixe arrefecer.corte o bolo em dois e barre a parte de baixo com o creme de ovos polvilhe com as sultanas e reponha a parte superior.
obs:não usei as sultanas ,aproveitei as claras que sobraram do recheio,bati em suspiro,cobri o bolo e levei ao forno a 140% durante 30min.

8 comentários:

No Céu dos Bolos disse...

Criei um blog para partilhar a comidinha simples e rápida que faço para os meus três rapazes( 4 se contarmos com o pai )passa por lá. Até breve.
http://noceudaboca.blogspot.com/

Isabel Salvador disse...

k maravilha este bolinho zana..........bjokas minha amiga

Anónimo disse...

Olha que aspecto maravilhoso que este bolo tem... ja ando a coleccionar as receitinhas para começar a fazer os bolinhos de fim de semana, eheheheh depois eu conto.

zana disse...

obrigado pelos comentários.beijinhos

turbolenta disse...

o pior mesmo são as 597 kcal por porção...
lol lol
Adorei! deve ser uma maravilha!
boa semana

Fay van Gelder disse...

Deve ser mesmo uma maravilha :)

Bom Fim de Semana

Anónimo disse...

Este bolo deve ser optimo, vou faze-lo e depois logo digo como foi, eheheheh

Formiguinha de Março disse...

Doces, doces e doces, isto não está certo, eu que gosto muito, mas sou diabético. Como "castigo" deixo-lhe aqui uns blogs, o Vieiras mais vocacionado para a
minha terra natal:
http://aboimdanobrega.blogspot.com/
http://formiguinhademarco.blogspot.com/
http://br.youtube.com/taveiras

Terra onde se come um bom bife barrosã.

Fora de brincadeira, vou tentar copiar os seus doces, se me é permitida a receita...(?)

Parabéns e bom Natal.

Félix Vieira