sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Bacalhau à Conde da Guarda


Num dos "milhentos" livros de culinária que tenho aqui em casa ,encontrei uma receita que me chamou a atenção pelo seu aspecto... não me pareceu ser difícil de fazer e, pelo que li parece-me apenas uma versão mais pobre do Bacalhau Espiritual. Segundo consta, foi alguém que pretendeu dar prestigio à criação desta receita e decidiu apelidá-lo de Conde da Guarda, pois criava uma certa curiosidade em relação a este nome (bacalhau; manteiga ou margarina; batatas; cebolas; dentes de alho; natas; queijo ralado; sal e pimenta) e o melhor é que é super fácil de fazer e tãooooo bom .Ficou maravilhoso e mesmo aquecido fica igualzinho como se tivesse sido acabado de fazer!!Sou um bocado suspeita em dizer isto porque adoro puré de batata,a maior parte das pessoas quando está em baixo come chocolates...tá provado cientificamente...eu como puré!!Lembro-me que uma das minhas prendas de Natal favoritas até hoje foi um passevite da Ariete electrico que o meu pai me deu pelo Natal...isto há uns 12 anos!!
Ingredientes
 batatas
3 postas Bacalhau
3 pacotes de Natas 
2 colheres de Manteiga
Sal
Queijo da ilha ou Parmesão
2 dentes de Alho
Noz Moscada
Pimenta preta 
Confecção
Coza as batatas e o bacalhau.
Passe as batatas pelo passevite e reserve.Retire as peles e espinhas ao bacalhau e desfie-o e reserve.
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Levar as cebolas picadas e os alhos picados a refogar com a manteiga num tacho amplo com o lume baixo para ficarem moles sem queimar. Adicionar o bacalhau desfiado e saltear por 2-3 minutos, mexendo sempre. Juntar o puré de batata e mexer vá então juntando as natas aos poucos e mexendo sempre com a colher de pau de modo a ficar a massa bem lisa. Prove, rectifique o sal e tempere com pimenta e noz moscada.Leve ao forno num tabuleiro untado, polvilhado com o o queijo e borrifado com manteiga derretida. Cerca de 10-15 minutos ou até corar.Sirva com salada.

5 comentários:

Um toque de canela disse...

Os pratos de bacalhau cá em casa são muito apreciados. Este ficou de aspecto maravilhoso!
Beijinhos
Paula

zana disse...

Paula aqui em casa também comemos em muitos pratos...este além de bom e maravilhoso já acabou...e houve quem dissesse que não se importava de comer hoje outra vez! beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Ficou com um aspecto fantástico!

belinha disse...

Acreditas que hoje era esta receita que estava destinada a fazer para o almoço... Só que à última da hora mudei de ideias... Vá-se lá saber porquê... O aspecto está óptimo.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt

zana disse...

Luisa obrigado.beijinhos

Belinha eu achei fácil e muito boa ...mas prefiro a do espirituoso...o bechamel dá-lhe um toque mais cremoso ..mas aqui todos gostaram muito das duas receitas..é um prato k mesmo aquecido tá sempre maravilhoso.beijinhos