quinta-feira, novembro 29, 2012

Arroz Basmati á moda do Norberto

Pronto e lá fui eu fazer o arroz Basmati pela 2ª vez ...sim porque da 1ª não ficou grande coisa,segui as instruções do pacote e não gostei.Então nada melhor do que tirar as dúvidas com um amigo meu o Norberto    que é um grande apreciador deste arroz...foi mesmo tudo ao pormenor...do tipo ..deixa fritar um pouquinho ,mas não deixes queimar ...põe a água assim e assado...adoro amigos assim ...este arroz fica um arroz soltinho,maravilhoso com um cheirinho diferente...eu costumo dizer que cheira a pipocas...manias!!
Ingredientes
Arroz Basmati 3 chávenas
Água  3 chávenas e 3/4 de chávena
Azeite q.b
Sal q.b


Confecção
Num tacho deitar o azeite e deixar aquecer ,juntar o arroz e deixar fritar um pouco sempre a mexer em lume médio para não queimar.Juntar a água e o sal mexer e em lume alto deixar evaporar a  água mexendo sempre.Quando a  água tiver evaporado apague e tape.Não se preocupe de o arroz não estar ainda cozido pois ele vai acabar de cozer com o vapor do tacho tapado e vai ficar muito solto.

quarta-feira, novembro 28, 2012

Salmão no forno em papillote á moda da Lara

Esta maravilhosa receita de Salmão é de uma amiga minha que o fez num jantar na sua casa.E ,eu como sempre a pedir a receita para depois fazer em casa.Então saiu esta maravilha da minha cozinha ,para quem gosta de salmão como eu esta é mais uma óptima maneira de o fazer e sem deixar cheiro em casa.
Ingredientes
Salmão lombos q.b
Sal q.b
Pimenta q.b
Coentros picados
Legumes variados(usei uma mistura de legumes para saltear)
Azeite q.b
Cebola picada q.b
Alho picado q.b
Confecção
Pré-aquecer o forno a 200º. Corte um pedaço de papel de alumínio grande o suficiente para embrulhar  o Salmão. Colocar os lombos e temperá-los com sal ,pimenta e coentros.Eu, pessoalmente, adoro a combinação de coentros com peixe .Numa frigideira deitar o azeite ,a cebola , o alho picado e deixar refogar um pouco .Juntar os legumes e saltear mas não muito porque eles vão acabar por terminar de fazer juntamente com o Salmão,temperar com sal e pimenta e deitar por cima dos lombos com jeitinho .Embrulhar os lombos de salmão ,com o alumínio deixando uma bolsa de ar enrolando as pontas bem apertadinhas para não deixar o vapor escapar .Coloque os pacotinhos num pirex e leve ao forno  por uns 15 a 20 minutos. Servir com arroz e batatinhas cozidas .

sábado, novembro 24, 2012

Pão de nozes e passas



Este pão é delicioso fica tão fofinho ,saboroso é dos nossos preferidos cá em casa.Não costuma sobrar de um dia para o outro,mas quando isso acontece digo-vos que em torradas fica tãooooo bom,as nozes e passas dão-lhe um sabor extraordinário.
Ingredientes
 300 ml de Água ou Leite ( eu coloquei 150 ml de cada)
 2 1/2 colher de sopa de Manteiga (derretida)
 2 colheres de chá de Sal
 2 1/2 colher de sopa de Açúcar
 520g de Farinha tipo 65
 90 gr de Passas
 3 colh de sopa de sementes de Linhaça
 80 gr de Nozes partidas grosseiramente
 2 saqueta de Fermento Vanhiné

Confecção
 Certifique-se que todos os ingredientes estão à temperatura ambiente antes de começar. Vá colocando os ingredientes na cuba pela ordem acima apresentada. Programe o menu para 1: base; veja também a cor desejada (mais ou menos tostado) e a quantidade (neste caso 1kg).Quando estiver pronto desenformar e deixar arrefecer em cima de uma grelha para não suar .

sexta-feira, novembro 23, 2012

Bacalhau Espiritual



Este Bacalhau é muito bom,estava a pensar que os meninos iam torcer o nariz mas a reacção deles foi:"Mãe eu gosto...mãe tá muito bom...hummm cheira a queijo ...eu gosto!"


Ingredientes Bacalhau
4 postas bacalhau
2 cenouras ralada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite q.b
2 pães pequenos (carcaças)
Leite q.b
Puré de batata (normal feito com leite e uma noz de manteiga e pimenta)
2 gemas
Queijo da Ilha para polvilhar q.b
ingredientes Béchamel
60g farinha
60g margarina
200ml leite
150ml água de cozer o bacalhau
100ml natas
Sal, Pimenta, Noz moscada

Confecção Béchamel
Em primeiro lugar faça o béchamel, leve ao lume a margarina, junte a farinha,deixe fritar um pouco e vá juntando  a água do bacalhau sempre mexendo com as varas ,acabe juntando  o leite e as natas. Tempere a gosto deixe engrossar e reserve.Coloque o pão num recipiente e cubra de leite. Reserve.
Confecção Bacalhau
 Num tacho leve ao lume a cebola ,a cenoura ralada e os alhos com o azeite , deixe refogar. Adicione  o bacalhau. Envolver muito bem .Deixe cozinhar por uns 10 minutos em lume baixo.Misturar o pão embebido no leite e passado com a varinha mágica . Depois misture o puré de batatas, as gemas, metade do molho béchamel e coloque tudo num pirex. Cubra com o restante do molho béchamel, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Eu costumo ligar nos 200graus nas 2 resistências do forno até ficar dourado.

Chila Dourada

Esta receita foi tirada de um dos livros de doces conventuais que tenho aqui em casa.Fica muito bommmmmmm e quem não souber que leva Chila até diz que é Aletria,mas melhor!! Com um cafézinho sabe que é uma maravilha,este já tá no fim ,foi para experimentar nunca pensei que ficasse esta maravilha!
 Ingredientes
2,5dl de leite
300gr de Chila
4 gemas

Confecção
Num tacho levar a Chila e o leite ao lume e sempre mexendo até o leite começar a ficar cremoso e quase evaporar por completo.Numa tigela á parte mexer as gemas e deitar um pouco do creme de Chila e misturar.Juntar tudo no tacho. mexer e levar ao lume por um minuto para as gemas cozerem.Retirar ,deitar para um prato e polvilhar com canela a gosto.

terça-feira, novembro 20, 2012

Doce de Chila ou Gila


Está a chegar o Natal e este ano vai haver receitinhas com Doce de Chila ou Gila como lhe quiserem chamar.São várias etapas ,mas vale a pena porque fica muito bom .

Ingredientes
Abóbora Chila(gila)
Açúcar (o peso da abóbora cozida e bem escorrida )
Água q.b.
1 pau de canela
1 casca de limão

Confecção
Parta a abóbora atirando-a para o chão (não deve usar utensílios de metal,altera-lhe o sabor)
Com as mãos separe os bocado ,retire as sementes e os filamentos mais amarelos.Lave bem a abóbora. Parta em bocados mais pequenos para poder ajeitar melhor dentro da panela.Leve a cozer em lume forte em agua durante mais ou menos 1 hora ou quando a casca se separar da polpa.Passe por agua fria e com as mãos separe os fios(eu tirei com uma colher de plástico .Escorra , pese e junte igual peso em açúcar  junte 1 dl de agua  o pau de canela e a casca de limão.Leve ao lume e deixe cozer por aproximadamente 30 minuto, mexendo constantemente até fazer estrada.

segunda-feira, novembro 12, 2012

Ovos de Codorniz em azeite e ervas aromáticas


                   

Estes ovinhos ficam maravilhosos para servir numa mesa de petisco ou como entrada.
Ingredientes
ovos de codorniz)
coentros frescos e salsa fresca
azeite extra virgem
sal e pimenta  

Confecção
Coza os ovos em água . Depois de cozidos descasque-os e coloque-os num prato fundo.
Regue-os com azeite , tempere de sal e pimenta a gosto. Pique finamente as ervas e polvilhe os ovos com elas. Deixe tomar gosto uns minutos e sirva com pão.

domingo, novembro 11, 2012

Tagliatelle com molho bolonhês de laranja

Esta é a minha participação para um passatempo da Milaneza em conjunto com o blog Cinco quartos de Laranja.Fiz um molho bolonhês igual ao que costumo fazer mas desta vez acrescentando sumo e raspa de laranja ao que deixou um suave sabor a laranja no molho servindo este com um fabuloso Tagliatelle polvilhado com coentros e raspa de laranja!! Maravilhosooooo!!

Ingredientes
Massa Tagliatelle(Talharim) q.b
água q.b
sal q.b
Molho bolonhês
Ingredientes
2 colh.de sopa de azeite
1oo gr de bacon
1 cebola picada
1 dente de alho picado
400gr de carne de vaca picada
1,25dl de vinho tinto
2 latas grandes de tomate pelado
salsa picada
oregãos/sal/pimenta
2 folhas louro

Confecção
Refogar num tacho com azeite o bacon,a cebola,a cenoura,o alho,mexer muito bem até o bacon fritar e largar a gordura,de seguida misturar a carne mexer até a carne ficar castanha,deita-se o vinho tinto e mexe-se ,deixa-se evaporar o vinho todo em lume lento,deita-se raspa e sumo de 1/2 laranja, adiciona-se o tomate picado e mexe-se bem para misturar juntando o molho do tomate também,tempera-se com sal, pimenta,salsa,oregãos,mexe-se e tapa-se deixando cozer durante 1hora em lume lento mexendo de vez em quando.Cozer a Tagliatelle al dente ou conforme as instruções quando a carne estiver quase pronta .Servir este  fabuloso Tagliatelle polvilhado com coentros e raspa de laranja!!

sábado, novembro 10, 2012

Red Velvet Cake with cheese cream frosting(Bolo veludo vermelho com creme de queijo )


Depois de alguns dias a procurar o Damn corante vermelho ...estava quase a chegar á conclusão que isto poderia ser um boicote ao SLB....eheheh...mas afinal não era porque consegui encontrá-lo! Já não é a minha 1ª tentativa de fazer este bolo ,mas  depois de ficar a aguar o bolo num episódio da Anomia de Grey,resolvi que era hora de deitar mãos á obra ...e aqui está ele!!! Ficou bom...mas acho que leva ingredientes a mais !!

Ingredientes
Massa:
2 ovos inteiros
2 chávenas (chá) de açúcar
1 colher de chá de sal
1/4 de chávena de chá de cacau em pó (utilizei chocolate)
2 chávenas e 1/2 (chá)  de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de corante vermelho(2 frasquinhos de vidro)
1 e 1/2 chávena de chá de oleo
1 e 1/2 colher de chá de bicarbonato
2 colheres de chá de vinagre branco
1 chávena de buttermilk(235ml de leite + sumo 1/2  limão)
Recheio e Cobertura:
600g de cream cheese (tipo philadelfia ou mascarpone)
85g de Manteiga
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha


Confecção
Ligue o forno a 180ºC.
Unte duas formas com 22 cm de diâmetro e polvilhe com farinha.Reserve.
Numa tigela coloque todos os ingredientes secos(excepto o bicarbonato) numa tigela e misture bem. Reserve.Numa tigela misture os  ingredientes líquidos (excepto o corante e o buttermilk e vinagre) e misture bem. Reserve.
Adicione os ingredientes secos aos ingredientes líquidos e misture batendo em velocidade média-alta por cerca de um minuto ou até estar completamente misturado.Junte o buttermilk e bata até se misturar bem.Deite o corante e bata .Por ultimo adicione o bicarbonato ao vinagre e deite de seguida ao preparado do bolo e mexa rapidamente.
Deitar nas formas e bater com as formas para soltar as bolhas de ar.
Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até que um palito saia limpo.Retire do forno e deixe cerca de dez minutos, retire e deixe arrefecer completamente sobre uma rede.

Recheio e Cobertura
Misture o cream cheese e a manteiga, tenha a certeza que os dois estão na mesma temperatura para evitar grumos.
Adicione o açúcar e por fim a baunilha.Bata até ficar cremoso e leve ao frigorífico por uma meia hora para não estar muito mole ao barrar o bolo.Disponha um bolo no prato e deite creme suficiente para rechear espalhe e disponha o outro bolo por cima barre o bolo todo uma 1ªvez e leve ao frigorifico uma meia hora.Volte a barrar o bolo com o restante creme para ficar bem coberto .Servir fresco.

quarta-feira, novembro 07, 2012

Caril de Camarão com pasta de caril


Mais um caril ...este foi para experimentar a pasta de caril que comprei...e ficou maravilhoso!! Como gosto muito de camarão frito ...experimentei fritá-lo primeiro  para apurar mais o sabor dele ...e ficou muito bom mesmo...

Ingredientes
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite q.b
500 de camarão
3 tomates picados(lata)
2 colher de sopa de caril em pasta
1 colher de chá de açafrão
1 colher de café de piri piri
1 lata pequena de leite de coco
sal
coentros picados

Confecção
Numa frigideira frite os camarões levemente e descasque-os .Aloure a cebola e os dentes de alho, num tacho com o azeite. Deixe a cebola começar a alourar e junte o o tomate e coentros mexa e deixe refogar .Junte o açafrão e mexa,junte a pasta de caril e mexa tudo muito bem com o lume baixo para nao refogar demais.Regue com o leite de coco e tempere com sal ,junte o camarão e levante um pouco o lume deixe apurar destapado, mexendo de vez em quando ,tempere com piri piri , polvilhe com o resto dos coentros picados e sirva com arroz branco.

Bolinhos de canela





Esta é uma receita que de vez em quando anda cá por casa...ora são de canela ou sem canela.Esta receita dá cerca de 25 bolinhas conforme o tamanho que lhes der...aqui em casa não chegam para nada por isso faço sempre 2 receitas.Ficam uns bolinho muito saborosos que desaparecem num instante.Todos adoram e ajudam a fazer pois é uma receita  muito fácil.

Ingredientes
300 gr de farinha
125 gr de manteiga á temperatura ambiente
100 gr de açúcar
1 ovo
canela em pó q.b

Confecção
Amasse bem todos os ingredientes numa tigela  á excepção da canela, até formar uma massa homogénea. Faça pequenas bolinhas com as mãos, passe as bolinhas levemente  por canela e disponha num tabuleiro .Leve ao forno a 180ºC por 20 minutos. Devem estar ainda fofos ao toque quando tirados do forno mas depois ficam mais duros.

quinta-feira, novembro 01, 2012

Almôndegas com esparguete


Este é um prato tão normal aqui em casa que nunca me lembrei de publicar a receita ,faço-o com uma perna ás costas e tão rápido que nao lhe dou muita importância ,mas é uma comida tão deliciosa que merece uma postagem digna .

Ingredientes
Esparguete q.b
1kg de carne de vaca picada
salsa picada q.b
2 ovos
azeite q.b
oregãos q.b
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 lata pequena de tomate pelado(não utilizar o caldo senão pode ficar acido)
1 folha de louro
sal e pimenta q.b
2 colh de sopa de farinha(cheias)
3 colh de sopa de pão ralado
queijo ralado q.b.

Confecção
Misturar muito bem a carne picada com os ovos, o sal e pimenta,o pão ralado e a farinha. Moldar bolinhas(eu faço bolonas) do preparado com as mãos, apertando bem para as almôndegas não se esfarelarem durante a cozedura. Passar as almôndegas por farinha.Num tacho deitar o azeite ,o louro ,a cebola ,os alhos picados e a salsa refogar mexendo bem. Juntar os tomates picados e deixar refogar mexendo bem .Deitar água suficiente para cozinhar as almôndegas e juntá-las ao molho, assim como os orégãos e cozinhar em lume brando por 35 minutos, mexendo de vez em quando porque o molho engrossa por causa da farinha das almôndegas e pode pegar . Rectificar os temperos.
Entretanto, cozer o esparguete "al dente" em água a ferver temperada com sal .
Escorrer o esparguete . Dispor as almôndegas em cima da massa e regar com o molho. Polvilhar com um pouquinho de queijo ralado e servir de seguida.