quarta-feira, junho 11, 2008

Bóbó de Camarão





Sem dúvida um prato a repetir ,adorei ,é muito bom mesmo .A receita veio de um blog que costumo visitar, Pão ,Bolos e Cia


http://paobolosecia.blogspot.com/2008/06/bob-de-camaro.html

Fiz umas alterações na quantidade apenas, porque a maneira de fazer é sem dúvida das melhores e mais fáçil ,sem complicações.


INGREDIENTES:750gr de camarão/500gr de raiz de mandioca/1 cebola picada/4 colheres (sopa) de óleo/3 tomates pelados/1 colher de sopa de polpa de tomate/3 colheres (sopa) de coentros picados/3dl de leite de côco/2 colheres (sopa) de azeite de dendê ou óleo de palma/pimenta /sal .

PREPARAÇÃO:Coze-se o camarão em água com algum sal (não em exagero) e piri-piri. Escorre-se e deixa-se arrefecer. Descasca-se o camarão mas reservam-se as cascas e cabeças.Descasca-se a mandioca, rejeitam-se as partes muito fibrosas e corta-se em cubos. Coze-se em água e sal. Escorre-se mas aproveita-se a água.Liquefazem-se as cascas do camarão com as cabeças às quais já foram tirados os olhos (corta-se com a tesoura a extremidade da cabeça) na água de cozedura da mandioca, com a varinha mágica. Filtra-se o caldo.Com a varinha mágica, reduz-se a puré a mandioca com 2 chávenas do caldo obtido anteriormente. Reserva-se.Pica-se a cebola e leva-se ao lume com o óleo. Deixa-se alourar ligeiramente e acrescenta-se o tomate pelado, cortado. Deixa-se refogar. Acrescentam-se os camarões, e os coentros picados. Baixa-se o lume e cozinha-se alguns minutos com a tampa (mais algum tempo se o camarão estava cru - ver notas).Junta-se o puré da mandioca, o leite de côco e o azeite e mexe-se.Rectifica-se de sal, pois o puré tinha a água da cozedura já com sal, acrescenta-se a pimenta e deixa-se ferver uns minutos.Serve-se bem quente acompanhado com arroz branco.Serve bem 6 pessoas.NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES- Para facilitar usei camarão médio/grande que descasquei e não usei o azeite de dendê nem o substituí;- É importante que o bobó esteja bem quente para ser servido e degustado com cremosidade, pois a mandioca pode espessar muito;- À cebola pode ser acrescentado alho, cenoura cortada finamente ou outro vegetal cortado bem fino;- O camarão pode ser usado cru. Descasca-se e fervem-se as cascas e as cabeças sem olhos e logo a seguir liquefaz-se para obter a água do camarão. Quando se adiciona o camarão cru ao refogado, este estará mais algum tempo para cozer (o meu esteve pois o miolo estava cru);- O bobó pode levar ainda castanha de cajú picada.

7 comentários:

Elvira disse...

Adoro essa especialidade brasileira! :-)

risonha disse...

já tinha ficado de olho nessa receita lá no blog "paobolos...."
e agora ainda fiquei com mais vontade de a fazer.

claudia disse...

Um pratinho deste bóbó e 1 fatia do bolo aqui debaixo, fazia delícias!

justme disse...

Sempre quis fazer Bobó mas receio não saber fazer a mandioca, existe algum segredo para a descascar ou cozer?

zana disse...

obrigado a todas pela visita.
justme-em relação á mandioca também foi a primeira vez que cozinhei e simplesmente tirei a casca como se fosse batata e cortei e tapei de agua e cozi até ficar macia.fácil!

Anónimo disse...

Oi , acho que cozinha tambem envolve cultura, se vc não usou azeite de DEnde(insubstituivel) e que faz da cozinha brasileira,Única, E ainda acrescentou cenoura no Bobó(yak) vc comeu alguma coisa com certeza, mas não era bobó de camarão.

zana disse...

oi,anónimo,voçê tá bem?!acho que está precisando de oculos!!cenoura onde ?!E ainda para que fique sabendo existem muitas outras cozinhas usando o azeite de dendém ou oleo de palma como quizer lhe chamar em pratos maravilhosos,mas como eu não tava de desejo ,ficou óptimo.beijinhos