quinta-feira, abril 05, 2007

Pataniscas de Bacalhau






















Como a maioria das pessoas eu fiz estas Pataniscas para aproveitar umas sobras de bacalhau .

Ficam óptimas com um arroz de tomate ou simplesmente sozinhas.

Ingredientes
bacalhau desfiado
2 ovos/salsa picada
cebola picada
farinha
sal
pimenta
água
Confecção
Numa tigela deitar umas 6 colheres de sopa de farinha ,junta os ovos e mexer bem,juntar aos poucos água até ficar uma massa não muito grossa mas também não muito liquida.misturar á massa a cebola a salsa e o bacalhau mexer e temperar com sal e pimenta.
Aquecer uma frigideira com óleo e fritar a massa ás colheradas.

6 comentários:

Cláudia A. disse...

Olá Zana, as pataniscas de bacalhau estão muito apetitosas, certamente serão repetidas aqui em casa após a Páscoa. Quando vi que você vive em Viana do Castelo fiquei emocionada. Estive aí no final de 2004, muito próximo do Natal e me senti entrando num conto de fadas. É um lugar maravilhoso e inesquecível. Quem sabe se um dia não volto a Portugal, certamente vou querer visitar Viana do Castelo novamente. Um grande beijo da brasileira que ama Portugal, Cláudia.

Mónica disse...

bela receitinha, Zana! as fotos estão deliciosas...

Boa Páscoa!

Beijinhos

xistosa, josé torres disse...

De religião percebo pouco, mas uma figura bíblica trocou a progenitura por um prato de lentilhas.
Eu trocava um prato de lentilhas por umas pataniscas.
A receita é essa mesma, pesada a olhómetro, mas com muita cebola e picada grossa.
A estas horas já é sabado, mas ontem, o meu filho que tem 30 anos, só ele comeu, antes do almoço, 28 que estavam sobre papel absorvente.
Já sabia que iria comer arroz de tomate malandrinho, com muita cebola, alho e louro, ele que só gosta de arroz seco.
Até me está a crecer água na boca e como ao demolhar o bacalhau, a parte da barriga e do rabo, é logo tratada, (fica sem pele e sem espinhas), para pataniscas e bacalhau dourado.
Lá vão mais uns fritos, mas mais vale morrer doente e consolado do que cheio de saúde.
Morrer é o destino.
Uma boa Páscoa e continue com o bom gosto pela cozinha e as boas receitas.

zana disse...

obrigadoa todos pelos comentários.beijinhos

Unknown disse...

Ola Zana,

em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelas suas receitas..
sera q vc poderia me ajudar? eu e meu marido (ele é portugues) estamos abrindo um pequeno cafe na minha cidade aqui no Brasil, meu marido faz um bom bolinho de bacalhau, mas nao consiguimos é congelar..sempre q congela quando vai fritar eles ficam enxarcados em oleo..meu marido faz um refogado do bacalhau e cebola no azeite..nao sei se é o certo..se puder de um dica ..urgente..
Brigada!!!

zana disse...

bianca obrigado pela visita!olha gostava de ajudar mas não posso porque bolinho de bacalhau não é o meu forte, fiz duas vezes e não acertei ,a minha mãe disse que é da batata mas o certo é que não fiz mais...a receita portuguesa não se faz refogado vai tudo em cru(cebola picada ,batata cozida em puré,bacalhau cru desfiado com um pano ,salsa picadinha)gostava de poder ajudar mais.beijinhos.já agora aproveito para lhe dizer que tem um nome lindo que está em primeiro lugar na minha lista de nomes se estiver grávida de uma menina!