"Para dorar una cebolla o servir y degustar unos macarrrones hace falta filosofia." (Santi Santamaria)
quinta-feira, setembro 20, 2012
Doce/Compota de Courgette
Mais umas Courguettes oferecidas pela minha amiga Alice , e por sugestão da minha amiga Ana resolvi fazer um doce ou compota como lhe quiseresem chamar!O resultado foi muito melhor do que estava á espera nunca pensei ,mas nunca pensei mesmo, que ficasse tão saboroso como ficou ,não fica nada atrás do doce de tomate ,nem o de abóbora ,eu atrevo-me a dizer que este doce parece uma mistura de doce de abóbora e melão.Fiz o doce para guardar e não deixei nenhum fora ...o que levou a andarem a comer dos tachos antes de arrefecer...Fiz metade com açucar amarelo e outro com açucar normal...todos gostaram mais do feito com açucar amarelo!
Espero que gostem da sugestão, porque eu adorei o resultado ficou muito cheiroso...cheirava a Natal !
Devem experimentar fazê-lo, vão ver que irão gostar do resultado.
Ingredientes
3,200 kg de courgettes - descascadas e partidas aos bocado
1 kg de açucar branco
1 kg açucar amarelo
Casca de limao sem parte branca q.b
2 paus de canela
Confecção
Deitar os ingredientes para o doce que quiser fazer com açucar amarelo(metade receita)) ou branco(metade da receita) num tacho .Vai ao lume alto e deixar assim até começar a perder parte do líquido. Reduzir o lume ligeiramente, ir mexendo de vez em quando até começar a engrossar. Assim que engrossar, mexer até ele começar a ficar preso (ponto de estrada). Tirá-lo do lume e ainda quente passar com a varinha mágica e colocá-lo dentro de frascos previamente esterilizados Virar os frascos com a tampa para baixo, até o doce ficar morno, para que seja criado um vácuo natural. Basta depois calcar ligeiramente a tampa até ela fazer um ploc muito subtil.
*Para esterilizar eu coloco numa panela cheia de água, juntamente com as tampas e deixar ferver uns minutos, deixando depois secar bem antes de os utilizar. Depois de fazer o doce e encher os frascos, feche-os ainda quentes (para não deixar que as bactérias se desenvolvam com o arrefecimento)e vire-os de "cabeça para baixo". Isto vai permitir criar um vácuo natural que ajudará a conservar o doce.
p.s-não fazer como eu que não tirei as sementes todas por preguiça...depois tive de andar a tira-las com a colher e pronto as que ficaram foram com a varinha!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
NUNCA FIZ MAS ACHEI BEM INTERESSANTE POIS TENHO MUITAS PARA GASTAR.
O ASPECTO ESTA EXCELENTE.
BJ
São ...além de interessante fica muitoooo bom...á confiança...a mim surpreendeu-me muito,nunca pensei que ficasse tão bom como ficou! beijinhos
Ficou com uma cor fantástica!
Sim Luisa tanto um como outro ficaram bem e bons ! bj
Eu por acaso nunca me passou pela cabeça fazer doce com as courgetes, que engraçado... mas na realidade não há-de de ser muito diferente da abóbora, uma vez que são da mesma familia. O teu ficou com uma cor fantástica, não fosse o facto de já ter imensos feitos e congelados até experimentava fazê-lo... Fica para outra altura! ;)
Beijinhos doces.
Piteca já somos duas...a mim também nao me passava pela cabeça que pudesse fazer doce da Courguete porque sempr a usei em receitas salgadas...mas surpreendeu-me bastante o seu resultado e pela positiva ...para o ano já nao vou tar a imaginar mil e uma receitas...aqui vou sempre utilizar courguetes...ficou uma maravilha! bj
Enviar um comentário