segunda-feira, abril 23, 2012

Açorda de Marisco

Dei uma olhada no saco do pão e vi que tinha muito pão duro,e como não estava com intenções de o deitar  fora resolvi fazer uma açorda de marisco coisa que eu gosto muito ,mas aqui os jovens da casa torcem o nariz porque não percebem o que é a açorda ...oiço comentários do tipo"não há arroz !! a comida tá onde?!"...enfim!!Ficou maravilhosa como sempre ..sabor a mar e claro como sempre acompanhada com a bela salada que nunca falta cá em casa!!

Ingredientes
300 g amêijoas
600 g camarão
6 delícias do mar
2 ovos
8 carcaças de véspera
4 dente(s) de alho
1 dl azeite
1 ramo coentros q.b.
sal q.b.
Pimenta q.b.
Piripiri em pó q.b.

Preparação
Começa-se por cozer o marisco e reserva-se a água da cozedura. , descascam-se os camarões ,reservam-se alguns com casca para decorar.Partem-se os pães em pedaços pequenos. Faz-se um refogado ligeiro com alho e azeite e salteia-se o pão. Rega-se com a água de cozer o marisco pouco a pouco e bem quente, vai-se batendo com a colher para ir desfazendo o pão completamente até ficar uma consistência mole mas não seca. Junta-se o marisco cozido: ameijoa , camarão e delicias do mar. Rectificam-se os sabores com sal, pimenta, um pouco de piripiri, e polvilha-se com coentros picados. Juntam-se os ovos, abertos simplesmente por cima da açorda e mexidos ligeiramente só para desfazer a gema que cozem na açorda.
Normalmente serve-se em tacho de barro , decorada com amêijoas , camarão inteiro e um raminho de salsa mas ,como aqui não somos de cerimónias ...vai a servir no tacho em que foi cozinhada!!