sexta-feira, novembro 23, 2012

Bacalhau Espiritual



Este Bacalhau é muito bom,estava a pensar que os meninos iam torcer o nariz mas a reacção deles foi:"Mãe eu gosto...mãe tá muito bom...hummm cheira a queijo ...eu gosto!"


Ingredientes Bacalhau
4 postas bacalhau
2 cenouras ralada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite q.b
2 pães pequenos (carcaças)
Leite q.b
Puré de batata (normal feito com leite e uma noz de manteiga e pimenta)
2 gemas
Queijo da Ilha para polvilhar q.b
ingredientes Béchamel
60g farinha
60g margarina
200ml leite
150ml água de cozer o bacalhau
100ml natas
Sal, Pimenta, Noz moscada

Confecção Béchamel
Em primeiro lugar faça o béchamel, leve ao lume a margarina, junte a farinha,deixe fritar um pouco e vá juntando  a água do bacalhau sempre mexendo com as varas ,acabe juntando  o leite e as natas. Tempere a gosto deixe engrossar e reserve.Coloque o pão num recipiente e cubra de leite. Reserve.
Confecção Bacalhau
 Num tacho leve ao lume a cebola ,a cenoura ralada e os alhos com o azeite , deixe refogar. Adicione  o bacalhau. Envolver muito bem .Deixe cozinhar por uns 10 minutos em lume baixo.Misturar o pão embebido no leite e passado com a varinha mágica . Depois misture o puré de batatas, as gemas, metade do molho béchamel e coloque tudo num pirex. Cubra com o restante do molho béchamel, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Eu costumo ligar nos 200graus nas 2 resistências do forno até ficar dourado.

Chila Dourada

Esta receita foi tirada de um dos livros de doces conventuais que tenho aqui em casa.Fica muito bommmmmmm e quem não souber que leva Chila até diz que é Aletria,mas melhor!! Com um cafézinho sabe que é uma maravilha,este já tá no fim ,foi para experimentar nunca pensei que ficasse esta maravilha!
 Ingredientes
2,5dl de leite
300gr de Chila
4 gemas

Confecção
Num tacho levar a Chila e o leite ao lume e sempre mexendo até o leite começar a ficar cremoso e quase evaporar por completo.Numa tigela á parte mexer as gemas e deitar um pouco do creme de Chila e misturar.Juntar tudo no tacho. mexer e levar ao lume por um minuto para as gemas cozerem.Retirar ,deitar para um prato e polvilhar com canela a gosto.