quinta-feira, setembro 20, 2012

Doce/Compota de Courgette




Mais umas Courguettes oferecidas pela minha amiga Alice , e por sugestão da minha amiga Ana resolvi fazer um doce ou compota como lhe quiseresem chamar!O resultado foi muito melhor do que estava á espera nunca pensei ,mas nunca pensei mesmo, que ficasse tão saboroso como ficou ,não fica nada atrás do doce de tomate ,nem o de abóbora ,eu atrevo-me a dizer que este doce parece uma mistura de doce de abóbora e melão.Fiz o doce para guardar e não deixei nenhum fora ...o que levou a andarem a comer dos tachos antes de arrefecer...Fiz metade com açucar amarelo e outro com açucar normal...todos gostaram mais do feito com açucar amarelo!
Espero que gostem da sugestão, porque eu adorei o resultado ficou muito cheiroso...cheirava a Natal !
Devem experimentar fazê-lo, vão ver que irão gostar do resultado.

Ingredientes
3,200 kg de courgettes - descascadas e partidas aos bocado
1 kg de açucar branco
1 kg açucar amarelo
Casca de limao sem parte branca q.b
2 paus de canela

Confecção
Deitar os ingredientes para o doce que quiser fazer  com açucar amarelo(metade receita)) ou branco(metade da receita) num tacho .Vai ao lume alto e deixar assim até começar a perder parte do líquido. Reduzir o lume ligeiramente, ir mexendo de vez em quando até começar a engrossar. Assim que engrossar, mexer até ele começar a ficar preso (ponto de estrada). Tirá-lo do lume e ainda quente passar com a varinha mágica e colocá-lo dentro de frascos previamente esterilizados Virar os frascos com a tampa para baixo, até o doce ficar morno, para que seja criado um vácuo natural. Basta depois calcar ligeiramente a tampa até ela fazer um ploc muito subtil.


*Para esterilizar eu coloco  numa panela cheia de água, juntamente com as tampas e deixar ferver uns minutos, deixando depois secar bem antes de os utilizar. Depois de fazer o doce e encher os frascos, feche-os ainda quentes (para não deixar que as bactérias se desenvolvam com o arrefecimento)e vire-os de "cabeça para baixo". Isto vai permitir criar um vácuo natural que ajudará a conservar o doce.

p.s-não fazer como eu que não tirei as sementes todas por preguiça...depois tive de andar a tira-las com a colher e pronto as que ficaram foram com a varinha!!