quinta-feira, março 08, 2007

Creme de pasteleiro











Ingredientes
250 ml leite
250 ml água
2 ovos e 2 gemas caseiros
200 g açucar
80 g farinha de trigo
Confecção
Juntar a farinha, o açúcar, os ovos e as gemas e mexer bem.
Levar ao lume a mistura de leite e água (pode-se aromatizar, ex: pau de canela, casca de limão, café forte, etc) até ferver.
Juntar esta mistura à massa e mexer bem com a vara de arames.
Levar ao lume e deixar cozer até obter a consistência desejada, mexendo sempre. Transferir o creme para outro recipiente para parar a fervura e não ganhar grumos.
OBS.-esta receita vem junta com o bolo folhado misto .Eu só a postei porque realmente fica um creme macio e muito saboroso e merece um destaque.

Montagem do bolo













1-cortar o bolo em três.2-barrar com creme de pasteleiro.pôr uma roda de massa folhada cortada á medida.voltar a barrar com creme de pasteleiro.
3-pôr a segunda parte do bolo e barrar com creme e seguido da massa folhada e creme.
4-pôr a ultima parte do bolo e barrar com o creme até tapar por todo.aproveitar as aparas da massa folhada para esmigalhar tudo e polvilhar bem o bolo

Bolo folhado (misto)









Este bolo é maravilhoso.tirei a receita do blog:
Para a massa do bolo
Ingredientes:5 ovos caseiros /o peso de 3 ovos em açúcar/o peso de 2 ovos em farinha
1 colher de chá de fermento em pó/1 placa de massa folhada (usei congelada)
Preparação:Estender a massa folhada e picar com um garfo. Levar a cozer ao forno pré-aquecido,180%,conforme as instruções (demorou uns 10 minutos cada placa). Entretanto, misturar as gemas com o açúcar e bater muito bem até ficar um creme fofo . Bater as claras em castelo e reservar.Envolver com cuidado e alternadamente as claras em castelo e a farinha com o fermento (previamente peneirados).Levar ao forno a cozer.Para o recheio e cobertura fiz um creme de pasteleiro: Ingredientes:250 ml leite/250 ml água/2 ovos e 2 gemas caseiros/200 g açucar/80 g farinha de trigo.
Preparação:Juntar a farinha, o açúcar, os ovos e as gemas e mexer bem.
Levar ao lume a mistura de leite e água (pode-se aromatizar, ex: pau de canela, casca de limão, café forte, etc) até ferver.Juntar esta mistura à massa e mexer bem com a vara de arames.
Levar ao lume e deixar cozer até obter a consistência desejada, mexendo sempre. Transferir o creme para outro recipiente para parar a fervura e não ganhar grumos.Depois é só montar o bolo:Cortar o bolo em 3 camadas. No prato de servir colocar uma camada de bolo e barrar com o creme. Por cima colocar a massa folhada e voltar a barrar com o creme. Repetir esta operação até terminar com uma camada de bolo. Por fim barrar com o restante creme e decorar a gosto (decorei com massa folhada esmigalhada).
OBS.-FIZ UMAS PEQUENAS ALTERAÇÕES:
-juntei umas 6 colheres de sopa de água quente enquanto deitava a farinha ,nunca deixando de bater,e só no fim juntei as claras envolvendo sem mexer muito com o batedor de varas.
-em vez de 1 deitei 2 colheres de chá de fermento em pó.
-usei 2 placas de massa folhada(a embalagem tem duas )do pingo doce.
-Aconselho a quem quiser fazer este bolo usar ovos caseiros pois dá mais vida e até se come com só de olhar.