quinta-feira, abril 22, 2010

Migas com entrecosto

Já fiz este prato milésimas vezes na minha vida ,um prato que aprendi a fazer vendo a minha avó ,tias ,pai e mãe a fazer ,todos alentejanos de gema ,eu já ,só sou filha de alentejanos com muito orgulho devo dizer ,pois adorooo a cultura e comida alentejana e nao a troco por nada deste mundo.Então aqui vai a receita.

Migas com entrecosto
500 g de entrecosto ;
Banha q.b;
800 g de pão alentejano (duro) ;
6 Dentes de alho;
4 Colheres de sopa de massa de pimentão;
Sal q.b;
Confecção:
Corta-se o entrecosto e a carne em pedaços e barram-se bem com os alhos picados e a massa de pimentão. Deixa-se ficar assim uma ou duas horas.
Deita-se a banha num tacho largo e deixa-se derreter deitando-se a carne com os temperos , levam-se a fritar as carnes juntando uma pinga de água (para não deixar queimar). Retiram-se as carnes à medida que forem fritando.
A gordura resultante da fritura das carnes convém passar por um passador, para depois voltar a usar para fazer as migas.
Tem-se o pão cortado em fatias. Deita-se a gordura numa panela e aquece-se deitando logo o pão , rega-se com um pouco de água a ferver ,o necessário para as migas ficarem no ponto e bate-se imediatamente com uma colher de pau, esmagando-o e batendo bem para as migas ficarem bem feitas, tempera-se com sal e deixa-se ferver em lume brando mexendo sempre até enxugar.Eu gosto de por uns coentros picadinhos no fim e envolver nas migas (coisa de alentejanos ),pois adoro coentros.Servir as migas com o entrecosto e acompanhar ao gosto .