quinta-feira, março 29, 2012

Rissóis de Camarão

Posso dizer sem dúvida alguma que este são os melhores rissois de camarão que alguma vez comi ...e fiz! Quentes são bons ..frios são maravilhosos!! A receita veio de um blog que gosto muito e costumo visitar ...alterei apenas a maneira de fazer algumas etapas e a quantidade de alguns ingredientes para adaptar melhor a receita para nós aqui em casa ...
http://luisaalexandramarques.blogspot.pt/2008/12/rissis-de-camaro.html

Desde já posso afirmar que esta vai ser uma receita que veio pra ficar pra sempre porque melhor acho impossível..o marido já esta a dizer que para a próxima já que vamos trabalhar a ver se fazemos para muitas vezes.Esta receita deu pra 29 rissois o que aqui em casa é pouco ...

Massa dos rissois
Ingredientes:
4 chávenas de Água
4 colheres (de sopa) de Margarina (1 colher (de sopa) por cada chávena de água)
Sal q. b.
4 chávenas de Farinha

Preparação:
Num tacho deitar as 4 chávenas de água, o sal e a margarina. Quando começar a ferver e a manteiga tiver derretido deitar a farinha toda de uma vez e mexer com uma colher de "pau" até a massa se descolar completamente das paredes do tacho.Retirar, colocar num recipiente e amassar mais um pouco com as mãos.Formar uma bola e tapar com um pano enquanto se faz o recheio.


Recheio de camarão para rissois
Ingredientes:
Camarão para Cozer
2 Cebolas médias
2 Dentes de Alho
Azeite q.b
300 gr. de Água da Cozedura do Camarão
300 gr. de Leite
100 grs. de Farinha
Pimenta e Noz-Moscada
Caldo de Marisco(não usei)
Delícias do Mar a gosto(usei 7 picadas)
Salsa/coentros picados
Sal q.b

Preparação:
Coze-se o camarão  e descascam-se e cortam-se em 3 partes cada um ,reservam-se.
Num tachinho deita-se azeite ,as cebolas picadas e refogam-se durante algum tempo com o lume baixo para não queimarem,juntaam-se os coentros e as delicias do mar e mexe-se bem para misturar tudo.
Num tacho deita-se a farinha e vai-se deitando o leite sem parar de mexer para não engrumar e juntando também a água do camarão.Leva-se ao lume e tempera-se com sal ,a pimenta e a noz moscada ,mexendo muito bem até engrossar,junta-se o refogado e mistura-se muito bem .Retirar do lume e deixar arrefecer antes de começar a fazer os rissois.No final rectifica-se os temperos, se necessário.
Não misturei o miolo de camarão no recheio pois preferi colocar em cada um dos rissóis o respectivo camarão.Estender pequenas porções de massa com o rolo e rechear a gosto.
Passam-se por ovo batido(pincelei) e (polvilhei ) pão ralado e fritam-se em óleo quente.

9 comentários:

anapaulaml disse...

Já está na minha lista dos próximos a fazer, confesso que a última vez que fiz rissois não correu muito bem, estes têm um aspeto divinal. Parabens.

Ana
http//pequenasdeliciasmfp.blogspot.pt

Luisa Alexandra disse...

Os rissóis caseiros são realmente uma delícia!

zana disse...

Olha ana ...estamos mesmo contentes ..sairam maravilhosos..faz á vontade...a massa sobrou-me ainda um bocadinho ..para a proxima faço mais meia receita de recheio...o recheio fica tão bom...beijinhos

zana disse...

Luísa ,é mesmo verdade,aqui em casa era raro haver rissois porque compra-los era como comprar um ovo kinder ...nunca se sabe se são bons,e agora a minha proxima vai ser fazer de carne ...o meu filho mais velho já me pediu!! beijinhos

Susana disse...

Adoro rissois e todo o tipo de salgados.

Mas claro os caseiros são 3000 estrelas.

Bjocas

As Papinhas dos Babinhos

Lúcia disse...

Adoro rissois!! Já os fiz, mas os meus não ficam muito direitinhos, ao contrário dos teus que estao perfeitos!! Va la que de sabor ficam bons!!;-)

zana disse...

Babinhos sem dúvida que os caseiros são 3000 estrelas.bj

Lúcia nãoachei muito dificil e foi a minha 2ªvez k fiz...só tens de calcar com a caneca um tamanho tipo meia lua ..e o truque para ficarem bonitos é pincelar com o ovo e depois pousar num monte de pão ralado e polvilhar o resto .bj

Piteca disse...

Olá Zana! Venho agradecer a tua visita ao meu blog e retribuir. Ainda não conhecia o teu cantinho e pelo pouco que vi já gostei! ;)
Aviso-te já que vou "roubar" esta tua receita pois eu costumo fazer para vender e se estes são os melhores eu quero experimentar...eh eh. Agora vou aproveitar e cuscar mais um bocadito... :)
Beijinhos doces.

zana disse...

Piteca espero k gostes ! beijinhos