quarta-feira, junho 11, 2008

Bóbó de Camarão





Sem dúvida um prato a repetir ,adorei ,é muito bom mesmo .A receita veio de um blog que costumo visitar, Pão ,Bolos e Cia


http://paobolosecia.blogspot.com/2008/06/bob-de-camaro.html

Fiz umas alterações na quantidade apenas, porque a maneira de fazer é sem dúvida das melhores e mais fáçil ,sem complicações.


INGREDIENTES:750gr de camarão/500gr de raiz de mandioca/1 cebola picada/4 colheres (sopa) de óleo/3 tomates pelados/1 colher de sopa de polpa de tomate/3 colheres (sopa) de coentros picados/3dl de leite de côco/2 colheres (sopa) de azeite de dendê ou óleo de palma/pimenta /sal .

PREPARAÇÃO:Coze-se o camarão em água com algum sal (não em exagero) e piri-piri. Escorre-se e deixa-se arrefecer. Descasca-se o camarão mas reservam-se as cascas e cabeças.Descasca-se a mandioca, rejeitam-se as partes muito fibrosas e corta-se em cubos. Coze-se em água e sal. Escorre-se mas aproveita-se a água.Liquefazem-se as cascas do camarão com as cabeças às quais já foram tirados os olhos (corta-se com a tesoura a extremidade da cabeça) na água de cozedura da mandioca, com a varinha mágica. Filtra-se o caldo.Com a varinha mágica, reduz-se a puré a mandioca com 2 chávenas do caldo obtido anteriormente. Reserva-se.Pica-se a cebola e leva-se ao lume com o óleo. Deixa-se alourar ligeiramente e acrescenta-se o tomate pelado, cortado. Deixa-se refogar. Acrescentam-se os camarões, e os coentros picados. Baixa-se o lume e cozinha-se alguns minutos com a tampa (mais algum tempo se o camarão estava cru - ver notas).Junta-se o puré da mandioca, o leite de côco e o azeite e mexe-se.Rectifica-se de sal, pois o puré tinha a água da cozedura já com sal, acrescenta-se a pimenta e deixa-se ferver uns minutos.Serve-se bem quente acompanhado com arroz branco.Serve bem 6 pessoas.NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES- Para facilitar usei camarão médio/grande que descasquei e não usei o azeite de dendê nem o substituí;- É importante que o bobó esteja bem quente para ser servido e degustado com cremosidade, pois a mandioca pode espessar muito;- À cebola pode ser acrescentado alho, cenoura cortada finamente ou outro vegetal cortado bem fino;- O camarão pode ser usado cru. Descasca-se e fervem-se as cascas e as cabeças sem olhos e logo a seguir liquefaz-se para obter a água do camarão. Quando se adiciona o camarão cru ao refogado, este estará mais algum tempo para cozer (o meu esteve pois o miolo estava cru);- O bobó pode levar ainda castanha de cajú picada.