terça-feira, setembro 16, 2008

Tarte de Amêndoa



Esta foi a minha segunda tarte e devo dizer que sem dúvida que esta foi mais que aprovada, a primeira não correu muito bem,a cobertura saiu por todo lado no forno ,esta já está ajustada mas a receita não é minha é do blog Sitio do sol .

Base:
100gr de açúcar
1 ovo
90 gr de margarina
150gr de farinha s/fermento
1 colh.de fermento em pó
2 colh.de sopa de leite.
Recheio:
150gr de açúcar
100gr de manteiga
200gr de amêndoa palitada
2 colh de sopa de leite.

Modo de fazer
Fazer a base como normalmente faz um bolo(açucar,manteiga amolecida,bater,juntar ovo,bater,leite ,juntar fermento na farinha e juntar,levar ao forno aquecido a 180% numa forma de tarte untada e enfarinhada por 15 minutos)

SÓ COMEÇAR A FAZER O RECHEIO QUANDO A BASE ESTIVER PRONTA.

modo de fazer o recheio
Levar ao lume a derreter a manteiga,juntar o açúcar o leite a amêndoa e mexer até engrossar.deitar por cima da base e ajeitar bem,lever ao forno no grill até ficar tostadinha,não deixar arrefecer e desenformar porque caramelisa e não sai da forma.

8 comentários:

subarrios disse...

Está óptima Zana!

Fico contente por terem gostado!!

Quanto à pergunta que me fizeste, embora ja tenha respondido no meu Blog, respondo aqui novamente:

Quando quero retirar a base da tarteira coloco na base da forma um círculo de papel vegetal, e assim sai na perfeição (o papel vegetal pode ficar ou ser retirado com muito cuidado).

Outra hipótese é fazer numa tarteira (de pyrex, por exemplo) e servir mesmo dentro dela.

****

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Que aspecto delicioso!
Beijinhos

risonha disse...

parece uma tarte cá dos meus "Algarves"... eh eh eh
está linda... eu adoro tarte de amêndoa e curiosamente nunca fiz em casa.

Cristina disse...

Este tipo de tarte não me enchia o olho quando era mais novita, mas agora aprendi a apreciar, por culpa de uma muito parecida que a minha sogra faz e é deliciosa. Engraçado como os gostos por vezes mudam, à medida que amadurecemos. Ficou toda catita a tua tarte!

Odete disse...

Gostei muito, que linda bem douradinha. Adoro amendoas.

bjs

janeca disse...

Está linda Zana!!
É uma das tartes que mais gosto, e á tanto tempo que não faço:))Obrigado avivaste-me a memória.

Bjinhos

Maria Vitamina disse...

Ficou tostadinha e com muito bom aspecto. Tenho um mimo para ti no meu blog. Beijos.

Anónimo disse...

Faço uma assim parecida, fica sempre bem uma bela tarte de amêndoa...

Eu ando mesmo desaparecida sabes? Durante o dia não tenho net (nem tempo) e depois a noite não chega para tudo, mas obrigada pela tua visita.